O Salão Nobre da prefeitura ficou lotado na tarde desta quarta-feira para a apresentação do projeto do Túnel Santa Rita. O Secretário de Planejamento, Deivid Argenta, conduziu a apresentação. Esse é um dos principais trechos de ligação norte-sul de Farroupilha. Diversos pontos significativos da cidade estão localizados no lado norte como Santuário de Caravaggio, Parque Cinquentenário, Centro de Eventos, Estádio das Castanheiras, Kartódromo Internacional, Núcleo Universitário, Instituto Federal, Distrito Industrial de Caravaggio, entre outros. O fator de maior preocupação é a segurança, já que em 2013 foram registrados 48 acidentes no local de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual.

Foi feito um estudo no local com a contagem volumétrica dos veículos. Em horário de pico, a média de fluxo no sentido leste-oeste e oeste-leste é de 31 veículos por minutos. A média de cruzamento da rodovia, no mesmo período, é de 13 veículos por minuto. Isso torna o cruzamento demorado, além de muito perigoso. O estudo contem ainda levantamento topográfico, marcação de drenagem, levantamento de sentidos de vias, projetos geométricos e complementares, especificações técnicas e orçamentos. O projeto, contratado pelo município, foi feito pela ATD Engenharia e Construções Ltda, empresa vencedora da licitação. A passagem inferior na RSC 453, de ligação da Avenida Santa Rita e Avenida Vêneto, é em formato de S, com uma extensão de 76 metros (coberta) de um total de 188 metros, altura livre de 5 metros e largura de 10 metros (2 pistas). O projeto, que contempla ainda uma passarela e uma ciclovia, custou R$140.127,42.

A opção pelo túnel se deu pelo menor custo da obra em relação a uma elevada e ainda por questões topográficas e de solo do local. A obra do Túnel Santa Rita está orçada em R$ 15.324.822,50.

O próximo passo é encaminhar esse projeto para apreciação do Daer, que apontará possíveis alterações até a sua total aprovação. A Administração Municipal também inicia a busca por recursos financeiros junto à União, ao Estado e também investimento próprio do município.

Ao final da apresentação, o prefeito Claiton Gonçalves ressaltou a importância desse projeto. “Estamos entregando a comunidade o projeto. Estamos fazendo algo que não foi feito até agora, que é apresentar um projeto. O nosso grande desafio é devolver a cidade melhor do quando assumidos. E agora vamos trabalhar junto ao Daer e buscar recursos financeiros para a execução da obra. Terão ainda algumas mudanças, que cabem ao Daer, mas a concepção do projeto é essa”.

Não há prazo de início da obra, já que o projeto depende da aprovação do Daer e da captação de recursos. Mas a partir do início dos trabalhos, a previsão é que o túnel possa ser concluído em um ano.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social