Momento de comemoração, reflexão, resgate da história de Farroupilha e reconhecimento àqueles que desenvolveram a terra e fizeram o município prosperar.

Momento de comemoração, reflexão, resgate da história de Farroupilha e reconhecimento àqueles que desenvolveram a terra e fizeram o município prosperar. É assim que pode-se descrever a noite desta quinta-feira, 11, quando cidadãos, entidades e instituições receberam a “Medalha Farroupilha 80 anos” durante Cerimônia de Outorga alusiva ao aniversário de Emancipação Política, no Centro Municipal de Eventos,

Foram homenageados representantes de diversos setores da sociedade farroupilhense, que fazem parte do desenvolvimento econômico, social, cultural e político, nas categorias: Empreendedores (indústria, comércio e serviços) Educadores (escolas particulares, estaduais, municipais e ensino superior) Saúde, Esportistas, Artes, cultura e beleza, Interior, imigrantes e religiosidade, Levando Farroupilha para o Mundo, Política (Poder Executivo, Poder Legislativo), Poder Judiciário, Segurança Pública, Serviço Público e Filho de Farroupilha. Paulo Dalzochio, ex-prefeito de Farroupilha, que recebeu a condecoração na categoria Política – Poder Executivo falou em nome dos homenageados.

O Prefeito Claiton Gonçalves relembrou os momentos que marcaram a evolução do município. “Imigrantes italianos, a partir de 1875 quando aqui chegaram e se instalaram, em condições muito ruins, não imaginavam que em 1934 aconteceria o maior de todos os momentos dessa cidade. Um grupo de cidadãos liderados por Ângelo Antonello, decide que era hora de Farroupilha seguir seu próprio rumo. Naquela ocasião estavam cidadãos de pensamentos diferentes, com um único objetivo, uma única esperança: de transformar essa terra. Nesta noite comemoramos 80 anos, de um lugar único e especial. Estão aqui congregadas diferentes personalidades, mentes inteligentes, pensamentos múltiplos, pessoas que conduziram a cidade a este momento. Chegamos ao governo estadual, temos conquistas a nível nacional, internacional, conquistamos novas fronteiras. Temos história, raiz, fé, esperança, grandeza de cidadãos que tem conduzido a vida dentro desse contexto. Muito obrigado a todos e viva Farroupilha”.

O Hino Municipal foi apresentado e interpretado pela artista farroupilhense Caroline Gobatto. Para encerrar as comemorações, Fabiano Feltrin apresentou o show Elvis Celebration In Concert.

Medalha Farroupilha 80 anos 

Instituída pela Lei Municipal número 4009, de 16 de abril de 2014, a medalha comemorativa aos oitenta anos de emancipação política do município de Farroupilha, é confeccionada em aço e representa a força produtiva, a dureza, a tenacidade da história farroupilhense e de seu povo.

Ela se sobrepõem à placa de metal com o nome do agraciado e a identificação da comenda. Ao centro está a marca símbolo dos 80 anos, onde o numeral significa o “ontem” e o “hoje”, os traços em suas formas, os navios que para aqui trouxeram, da Itália, os primeiros imigrantes, colocando a cidade como o Berço da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul. No verso, o Brasão do município em alto relevo.

HOMENAGEADOS

    CATEGORIA: EMANCIPADORES

Armando Antonello

Representante: Luciana Antonéllo Defini

Filho de imigrantes italianos nasceu em Porto Alegre. Ainda jovem, já formado em Economia e Ciências Jurídicas e Sociais, radicou-se na Vila Estação Nova Vicenza, onde juntamente com seu tio Ângelo Antonello, participou da campanha de emancipação do município, sendo o primeiro prefeito de Farroupilha. Já aposentado, voltou de sua cidade natal para Farroupilha, residindo em seu sítio, próximo ao balneário Santa Rita.

   CATEGORIA: EMPREENDEDORES – INDÚSTRIA

  Paulo Broilo

Representante: Décio Broilo

Empreendedor pioneiro da indústria de calçado no município.  Em 1918, veio da cidade de Gramado para instalar-se em Nova Vicenza, abrindo uma fábrica de sapatos e botas. O pequeno estabelecimento crescia e Broilo teve de criar diversos equipamentos, feitos a partir da madeira e metal. Em 1929, importou maquinários para agregar valor aos seus produtos. Além de empreendedor, era estilista nato: desenhava e fazia o modelo dos calçados.

Bortholo Nervo Filho

Representante: Carmen Lúcia Nervo Pergher

A história da indústria calçadista de Farroupilha começou a ganhar força na década de 30, quando juntamente com os irmãos Antônio, João e Carlos Egger, inaugurou em 1937, a empresa “Egger e Nervo & Cia. Ltda”. Entre as décadas de 40 e 50, o sapato estilo colegial era exigência por ser mais forte. A produção chegou a 200 pares por dia. Nos anos 80, a empresa foi incorporada a Indústria de Calados Sabry.

  Carlos Egger

Representante:

Exerceu as profissões de funileiro, caixeiro viajante e industrialista. Fundou as empresas: Egger, Broilo & Cia. Ltda, a segunda indústria de calçados de Farroupilha, e a Egger, Nervo & Cia. Ltda. Destacou-se por ser o  pioneiro na comercialização de produtos farroupilhenses para outros estados do Brasil.

Elvira Cambruzzi Francischini

Foi no final da década de 50 que surgiu a primeira malharia na cidade. Chamava-se Malharia Victor e depois recebeu o nome de Malhas Francischini. Foi preciso muito esforço e persistência, pois além de iniciar um negócio, não havia suporte técnico na no município para as máquinas. Foi a mestre de muitas funcionárias que, anos depois se tornaram empresárias do ramo malheiro.

Luiza Ruaro Folle

Representante: Maria de Lourdes Folle

Tendo ficado viúva com cinco filhos para criar, teve a ideia de iniciar um negócio próprio. Tecendo malhas no porão de sua residência, com o auxílio dos filhos e sua dinamicidade peculiar, construiu uma das maiores indústrias de malhas do município no ano de 1960: a Malharia Farroupilha Ltda.

João Perini

Representante: Benildo Perini

Quinto de dez Filhos, João passou a infância nas atividades rurais. Cultivando vinhedos de uvas americanas, foi pioneiro no cultivo da casta europeia Trebbiano. Em 1929, construiu sua primeira vinícola, e associou-se a Cooperativa Vinícola Forqueta. Seu filho único, Benildo, em 1970 se desvincula da Cooperativa e funda a Vinícola Perini. O primeiro vinho engarrafado leva a marca JP, uma homenagem a João Perini.

Avelino Maggioni

Representante: Dolores Maggioni

O extremado amor por Farroupilha foi a característica mais forte deste político. Eleito três vezes prefeito, implementou projetos e realizou obras que contribuíram para um vigoroso desenvolvimento da cidade. Com a iniciativa de instalar o Distrito Industrial, tornou o município pioneiro no Brasil neste tipo de investimento. Colocou Farroupilha entre as maiores cidades do Estado em potencial econômico e qualidade de vida.  Faleceu em novembro de 2000, enquanto prefeito.

Alexandre Grendene Bartelle e Pedro Grendene Bartelle

Representante: Gelson Luis Rostirolla

Entre as maiores produtoras de calçados sintéticos do mundo e a maior exportadora do país em numero de pares, a Grendene, segue escrevendo uma história de crescimento. Essa trajetória de sucesso teve início em 1971, com o empenho e determinação dos fundadores Pedro e Alexandre Grendene Bartelle. Irmãos visionários, que se tornaram os grandes fatores decisivos para a bem sucedida caminhada da empresa Grendene.

Geraldo Alexandrini

Muito cedo ingressou no trabalho e há 25 anos fundou o Grupo Bigfer. Sua dedicação e perseverança foram fundamentais para tornar o Grupo referência na área de soluções para diversos mercados, além de lhe proporcionar por duas vezes o troféu “O Empreendedor” e a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria do Parlamento gaúcho. Atualmente faz parte da diretoria da FIERGS, e é conselheiro do SESI e do SENAI.

Dino José Dorigon

Aos 14 anos foi trabalhar com seu pai na Fábrica de Altares de Alexandre Bartelle, onde aprendeu o ofício de marceneiro. Destacou-se no delicado trabalho de entalhar esculturas e é um dos responsáveis por eternizar marcas desse aprendizado na Igreja Matriz de Farroupilha. Em 1961, fundou sua empresa trabalhando também com  reformas de estofados; hoje a Dorigon Móveis e Decorações. No ano passado, lançou seu livro Entre o Céu a Terra e foi o escritor homenageado da Feira do Livro de Farroupilha.

Mário Bianchi

  Representante: Eduardo Portolan

Nasceu em Milão, Itália e chegou ao Brasil em 1951. Iniciou seus trabalhos na Tramontina Farroupilha na década de 70. Com muita dedicação ajudou a transformar o Grupo Tramontina em referência mundial na fabricação de utensílios domésticos e ferramentas. Em 2009 recebeu o título de Cidadão Honorífico de Farroupilha, da Câmara de Vereadores.

   CATEGORIA: EMPREENDEDORES – COMÉRCIO

  Alfredo Ruaro

Representante: Maria Terezinha Ruaro Ozelame

Em Farroupilha, estruturou um comércio de artigos diversos na Rua Júlio de Castilhos e juntamente com a esposa Inês Zaniol, foi conquistando a freguesia. Quando passaram a vender e trocar produtos coloniais, o movimento na loja só aumentou. Mas o sr. Alfredo almejava realizar o seu sonho: a conquista do oeste paranaense. Foi pra lá que se mudou e se tornou o principal responsável pela fundação de várias cidades paranaenses. Hoje tem 101 anos e mora em Balneário Comburiu, Santa Catarina.

  Manoel José Pasqual

  Representante: Guerino Antônio Pasqual

Estabeleceu-se com armazém de secos e molhados, ferragem nas proximidades da viação férrea. Foi diretor e sócio da usina elétrica vicentina, que fornecia energia elétrica para a cidade. Colaborou na construção do Hospital Beneficente São Carlos, do Clube do Comércio e da Igreja Matriz de Farroupilha.

Carlos Fetter

  Representante: Edy Fetter Geórg

Natural de São Sebastião do Caí, veio morar em farroupilha para assumir as terras que havia herdado do sogro. Para a construção da igreja da localidade de Nova Vicenza, doou os tijolos de sua olaria. O local de onde captavam o barro para a confecção do material, deu origem ao lago do parque dos pinheiros. Carlos e depois seu filho Ernesto doaram terrenos ao município, onde hoje estão estabelecidos a estação ferroviária, Igreja Matriz, Colégio Estadual Farroupilha, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, CESF, Hospital São Carlos, entre outros.

João Jacob Farinon

  Representante: Alexandre Farinon de Aguiar

  Sob a razão social de Casa Farinon, João e Augusto Farinon possuíam um importante empório de gêneros diversos e ao comércio de atacado: tecidos, ferramentas, vidros, louça, artigos de bazar, gêneros alimentícios e bebidas. Os dois bravos jovens foram dignos expoentes do comércio de Nova Vicenza.

 

Adelino Raymundo Colombo

O comércio foi a primeira e única atividade profissional de sua vida. Seu primeiro emprego foi como balconista na casa comercial de Manoel José Pasqual. Em 1952, já tinha o seu armazém de secos e molhados. Em 1959 fundou as Lojas Colombo e fez de sua lojinha a maior rede varejista de eletrodomésticos. Participa de várias entidades de classe e comunitárias, como Cdl, Cics, Federasul. Recebeu diversas distinções locais, regionais e estaduais, como a Medalha Mérito Farroupilha que é a maior honraria concedida pelo parlamento gaúcho.

CATEGORIA EMPREENDEDORES – SERVIÇOS

Francisco Severo Zamboni

Representante: Jaqueline Balên

  Amigo fraternal, confidente pessoal do líder e idealizador da emancipação Dr. Armando Antonello. Foi o executor do mapa das divisas, dos distritos e das confrontações com os municípios vizinhos de Farroupilha. Era escrivão distrital na época da emancipação e após ocupou os cargos de notário oficial de registro de imóveis até a sua aposentadoria.

Honorino Ângelo Pandolfo

Representante: Rosa Augusta Pandolfo Víbilin

Formado em técnico em contabilidade, estabeleceu-se, com o primeiro escritório contábil em Farroupilha. Foi presidente do Brasil Futebol Clube e do Esporte Clube Alvi Negro. Foi um dos fundadores do Partido P.T.B em Farroupilha.

Balduino Jorge Zanatta

  Em uma pequena sala comercial, no centro da cidade, encontramos o sr. Balduino rodeado de calçados, cintos, bolsas, botas, a espera de conserto. Continua na mesma profissão que iniciou aos 18 anos. Hoje, com 82 anos, mantém por quase sete décadas uma fiel freguesia, que já se tornou uma duradoura amizade. Nos tempos áureos do cine “O Guarani”, de propriedade da família Bolognese, à noite, atendia a portaria no recebimento dos ingressos.

  CATEGORIA EDUCADORES / ESCOLAS PARTICULARES

  Congregação São Carlos Borromeu / Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Representante:

É dirigida pelas Irmãs da Congregação São Carlos Borromeu Scalabrinianas. Foi inaugurada, em 1917, 17 anos antes da emancipação, em virtude da necessidade que os imigrantes italianos sentiram para a educação de seus filhos. Em 1918 houve a transferência da sede da Paróquia de Nova Vicenza para a Vila Estação Nova Vicenza. O Padre Thiago Bombardelli cedeu um terreno paralelo à igreja onde as irmãs construíram um novo prédio. Ali funcionou até 1942 e no ano seguinte passou para o prédio atual.

Congregação dos Irmãos Maristas/Colégio Marista Aparecida

Representante: Irmão José Bet

Foi fundado em 1946, como Colégio São Tiago, dirigido pelos Irmãos Maristas. Ficava onde é hoje o Centro de Ensino Superior de Farroupilha – Cesf.  Iniciou oferecendo estudos até o quinto ano primário, chamado de “admissão”. A partir de 1947 foram implantados oficialmente os cursos primário e curso ginasial. Até 1965, os cursos funcionavam em regime de internato e externato. Há 33 anos o Colégio São Tiago passou a pertencer a rede estadual.

  CATEGORIA EDUCADORES ESCOLAS ESTADUAIS

  Lourdes Maria Alves

Iniciou a carreira como professora municipal em 1966, permanecendo até 1980.  Formou-se em magistério pela escola normal Angelo Antonello em 1968, assumindo como professora estadual. Todos esses anos, até os dias de hoje, dedicou-se a ensinar, cumprindo um total de 48 anos de amor à profissão. Atualmente está lotada na escola de primeiro e segundo grau farroupilha, sendo a professora mais antiga da rede estadual, em Farroupilha.

Thereza Colombo Werner

É a professora que há mais tempo exerce a atividade na área municipal. Iniciou em 1968 e deixou seus ensinamentos por várias escolas: Angelo Chiele, Presidente Dutra, Santa Cruz, entre outras.  Atualmente leciona na Escola Angelo Rigatti De Linha Muller.

Raul Bampi

Sua formação é em licenciatura plena em matemática e especialização em matemática e aplicação. Como professor de matemática atou em diversas escolas como CNEC, Escola Estadual Farroupilha, Escola Estadual São Tiago e Universidade de Caxias Do Sul –UCS. Exerceu o cargo de diretor do núcleo universitário da UCS de Farroupilha de 1993 a 2010.

Luiz Fernando Felicetti

Formado em educação física, possui mestrado em gestão de negócios. Atua na área educacional há 45 anos. Exerceu as funções de professor, vice-diretor e secretário municipal de educação. Atualmente é diretor do centro de Ensino Superior de Farroupilha (CESF) e do Instituto de Educação Ângelo Antonello – unidades do CNEC de Farroupilha.

CATEGORIA SAÚDE

Hospital Beneficente São Carlos

Representante: Irmã Guiomar Bonatto

Sua primeira denominação foi Sanatório Nova Vicenza.  Foi fundado em 17 de fevereiro de 1934, 10 meses antes da Emancipação de Farroupilha, com 141 sócios. O ato inaugural ocorreu em 1935, sendo o primeiro administrador o Sr. José Cezar Mantovani. Os serviços gerais foram entregues às irmãs carlistas, oriundas de Caxias Do Sul. Em 1945 recebeu o nome de Hospital São Carlos e 13 anos depois para Hospital Beneficente São Carlos.

Jayme Romeu Rôssler

Dentista, médico, político, prefeito, piloto de avião e automóveis de corrida, líder comunitário e escritor. Destacar uma de suas maiores qualidades é difícil. Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul em 1939, e imediatamente iniciou sua carreira no Hospital Beneficente Cibeli. Prefeito de 1952 a 1955, realizou obras memoráveis como a implantação do sistema de abastecimento de água encanada, instalação de uma subestação transformadora de energia elétrica, o primeiro posto de saúde de Farroupilha, trouxe para a cidade as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, e junto ao DAER conseguiu viabilizar a atual estrada que liga Farroupilha a Caxias Do Sul.

João Antônio Marcantonio Letti

Representante: Maria Terezinha Fontana Létti

Natural de Antônio Prado escolheu Farroupilha para o exercício de sua profissão de médico, onde construiu uma reputação pessoal e profissional sólida, cercada pelo carinho e estímulo de muitos amigos. Durante 20 anos foi diretor técnico e clínico do Hospital Beneficente São Carlos, contribuindo com seus aprofundados conhecimentos para a evolução técnica dessa casa de saúde.

  CATEGORIA ESPORTISTAS

Ulisses Bertholdo Filho

  Iniciou como piloto de rally em 1991. Entre seus principais títulos estão: bi campeão sul americano de rally velocidade,17 vezes campeão brasileiro de rally velocidade; bi campeão do rally dos sertões; hexa campeão do troféu capacete de ouro- melhor piloto de rally.

César José Francisquini

Representante: Rosa Maria Casarin Francisquini

  Como industrial, foi diretor proprietário de Malhas Paloma limitada. Ocupou ainda a presidência do Clube do Comércio e do Lions Clube Centro. Fundador e primeiro presidente da Associação das Malharias de Farroupilha e também da Câmara De Indústria e Comércio. Grande colaborador e incentivador do esporte e lazer, por isso, o autódromo da cidade leva seu nome.

Jayme Carlos Rossler

Médico radiologista, sócio proprietário do Centro de Investigação Diagnóstica por Imagem – CIDI. Nos esportes, tem os títulos de Campeão Gaúcho Rally regularidade e velocidade; brasileiro rally regularidade e comenda Ayrton Sena na câmara municipal de Porto Alegre. Atuou como médico chefe e coordenador do intercontinental Rally Challenge Irc na Etapa Mundial de Curitiba.

Nelson Barth

  Conhecido pela maioria por “Chico” Barth, começou a jogar futebol com 17 anos. Defendeu diversas equipes da cidade, do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina. Em 1996 recebeu o troféu de goleiro menos vazado pelo serrano, na liga farroupilhense de futebol de campo e foi treinador de goleiros do Sociedade Esportiva Recreativa Caxias. Aposentou-se como goleiro profissional.

Luiz Carlos Muller

Iniciou a carreira aos 17 anos no Brasil de Farroupilha. Entre os principais clubes que teve passagem, destacam-se Internacional de Porto Alegre, Ser Caxias, Paysandu do Pará, Vila Nova Do Goiás, e tantas outras equipes nacionais. Em 2014 foi premiado com o título de melhor goleiro do Gauchão, à frente do Brasil de Pelotas. Para 2015 já está com contrato acertado com um novo clube.

  CATEGORIA ARTE, CULTURA E BELEZA

Pe. Oscar Bertholdo

Representante: Ulisses Bertholdo

  A imagem alegre, culta, paciente de Oscar Bertholdo ainda paira sobre os corações e mentes de todos aqueles que o conheceram. Em 1991, foi-se o poeta, mas ficou uma vasta obra literária. Exerceu atividades como sacerdote em Caravaggio e Bento Gonçalves. Em 1980 mudou-se para Farroupilha, onde mantinha um programa na Rádio Miriam, com grande audiência, chamado “Bom Dia Mamãe”. O programa era voltado às donas de casa, com conselhos, receitas e dicas sobre assuntos variados. Professor e escritor, publicou vários livros e recebeu premiações a nível estadual e nacional.

Dolores Maggioni

  Mulher dinâmica, Dolores fez das artes, e em especial da palavra escrita, a sua razão de ser. O afã de fazer cada vez mais é desafio permanente. Não é da gama de intelectuais que se contenta em apenas ver, contemplar e descrever o mundo: interfere e participa. Constrói o seu tempo, sua vida, sua obra. Tem diversos livros editados e Cds gravados com poemas próprios e por ela recitados. É detentora de vários prêmios nacionais e autora do hino oficial de Farroupilha.

Raul Tartarotti

Trabalhou no Banco do Estado do Rio Grande do Sul por 33 anos, sendo 22 deles como gerente em diversas agências. Como hobby, paralelamente, se dedicava aos livros e a encadernação dos mesmos. Possui uma biblioteca com aproximadamente 1.500 exemplares.  Foi à ele que as filhas do sr. Millo Ornagui, funcionário de A.Ruaro, confiaram todo o material sobre Farroupilha, que o pai garimpou com amigos, famílias e empresas durante muitos anos. Com o vasto material histórico e fotográfico de nossa cidade, Tartarotti teve a missão de concretizar a organização e a elaboração de um livro de resgate da história. Para coroar os festejos dos 80 anos de Emancipação Política, a obra já está em produção e será lançada no próximo ano.

Jayr Lima

“Homem vencedor” que acreditou no desenvolvimento de farroupilha e fez desta terra a sua terra. Atuou como oficial do Registro de Imóveis em Farroupilha de 1979 a 2007, quando se aposentou. Reconhecido tradicionalista, ocupou o Cargo de Presidente do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho).

Rosamaria Feltrin

Representante: Gilmar Gasperin

  Com tenra idade já havia despertado a vocação para as artes. Em princípio, autodidata, porém logo começou a especializar-se através de cursos específicos da área. Seus trabalhos de pintura e quadros estão presentes em território nacional e internacional, através de várias exposições individuais e coletivas. Uma de suas particularidades é possuir domínio sobre técnicas de pintura contemporânea e clássica. É responsável pela produção da tela em homenagem aos 80 anos de Emancipação Política do Município.

 

Thomaz Martins Neto

Na cidade de Pelotas iniciou os trabalhos artísticos como autodidata. Recebeu diversos prêmios como a Menção Honrosa José Hipólito da costa da associação rio-grandense de imprensa e prêmio especial SESC. Em Farroupilha é o criador dos troféus: Indústria e Comércio, Sindilojas e Ação Sustentável. Possui diversas obras na cidade de Farroupilha e é mais conhecido como “Neneco”.

Dirceu Pastori

  Desde pequeno a música é sua companheira fiel.  Adolescente começou a cantar em cerimônias religiosas e o amor pela música só o fez crescer. As aulas de canto e técnica vocal vieram a partir de 1995. Hoje é elogiado tenor, canta e encanta multidões, com repertório que vai do gênero romântico italiano ao lírico.

VANDERLEI FONTANELLA

  Conhecido por “Maestro Nambú”. É bacharel em clarineta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estudou com mestres de renome internacional como o francês Walter Boykens e o Brasileiro Hermêto Pascoal. Maestro da Banda Municipal de Farroupilha, e Banda Municipal São Pedro de Bento Gonçalves. É o primeiro clarinete da Banda Municipal de Porto Alegre e Professor da Escola Pública de Música de Farroupilha.

 

DULCE TARTAROTTI

Sempre adorou a vida social que iniciou cedo com sua prima Solide em 1952, quando organizaram o primeiro baile de debutantes do clube do comércio de farroupilha. Desde os anos 60 organizou vários concursos de beleza de diversas entidades e clubes como o de Miss Farroupilha e Glamour Girl. Foi colunista social dos jornais Pioneiro, Semanário e Tv Caxias.

 

RUDIALVA VIGOLO PASSARIN

É a responsável pela divulgação da beleza, do charme e da elegância da mulher farroupilhense, no Brasil e no exterior. Venceu o concurso de “Miss Itália Nel Mondo” em 1998, na Itália. Otimista, realizadora, quer agir para transformar a realidade. Sabe que a beleza física o tempo leva, o que fica são as realizações, os exemplos e a beleza espiritual.

CATEGORIA INTERIOR, IMIGRANTES E RELIGIOSIDADE

Nesta categoria, os Clubes de Mães representam a sede e o interior do município. As entidades associativas tem papel fundamental no desenvolvimento social, crescimento intelectual e na promoção humana da mulher, além de serem entidades de assistência.

Clube de mães da sede do 1.º DISTRITO – ALEGRIA DE VIVER

Representante: Rosa Rita Gaviraghi

CLUBE DE MÃES DA SEDE DO 2.º DISTRITO – UNIDAS NA AMIZADE

Representante: Terezinha Frana Ziero

CLUBE DE MÃES DA SEDE DO 3.º DISTRITO – RENASCER

Representante: Jaceli Pacini

CLUBE DE MÃES DA SEDE DO 4.º DISTRITO – AS MILANESAS

Representante: Tânia Maria Tartarótti Gardini

 

  Tomazo Radaelli, Luigi Sperafico e Stefano Crippa

Tudo começou com eles. Três famílias vindas de Olmate, Monza, Província de Milão, aceitaram o desafio de emigrar para o Brasil. No dia 20 de maio de 1875, onde hoje é Nova Milano, chegaram as três famílias: Crippa, Radaelli e Sperafico. Penetrando a região inexplorada, encontraram a casa de um índio, chamado Luiz Bugre. Seus mantimentos eram adquiridos com verba do governo. Às vezes tinham por alimento somente o pinhão nativo. Assim mesmo lutavam contra a natureza bruta, tentando iniciar a agricultura. Com o passar do tempo tomavam conta oficialmente dos lotes e novas levas de imigrantes começaram a chegar, iniciando a grande saga da colonização italiana dessa região.

Representantes:

  Franco Felix Radaelli

Lourdes Sperafico

Beatriz Bergamo Flach

Cleudes Maria Piazza Julio Ribeiro

É licenciada em Línguas Neolatinas, Mestre em Teoria da Literatura e Doutora em Educação. Coordenou diversos projetos de resgate do patrimônio cultural, dentre eles o da Usina Hidrelétrica de Itá, em Santa Catarina. Recebeu a outorga de Cavaliere Dela República Italiana em 2004, por seus estudos sobre a cultura da imigração italiana. Neste ano foi a patrona da Feira do Livro de Farroupilha.

  Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da Diocese de Caxias do Sul e também de Farroupilha, recebe anualmente milhares de peregrinos, que, motivados pela devoção, tornam este espaço, o maior templo de fé do sul do país. Os fiéis, oriundos de todos os estados brasileiros e também de outros países, oram e agradecem as bênçãos recebidas e os milagres alcançados. A aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, deu-se na Itália, no dia 26 de maio. É neste dia que acontece em nosso município a grandiosa festa em sua honra.

Representante: Reitor Pe. Gilnei Fronza

  Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Começou a formar-se a partir da chegada dos primeiros imigrantes alemães. Os cultos eram realizados na casa do Sr.Guilherme Engers, com a presença do pastor Sr. Curt Haupt. Assim, surgiu a ideia da formação da comunidade e a construção de uma igreja, que iniciou em 1917. O terreno foi uma doação do primeiro presidente da comunidade Sr. Carlos Fetter.

Representante: Pastora Paula Naegele

  Paróquia Sagrado Coração De Jesus

Quando o arcebispo de Porto Alegre, Don João Becker visitou a comunidade, verificou o êxodo das famílias da então sede, para a Estação Férrea de Nova Vicenza. Concluiu que ali o povoado se desenvolveria em proporções maiores, por isso decretou a transferência da paróquia – São Vicente para a nova localidade, a igreja do Sagrado Coração de Jesus. Em 31 de julho de 1922 tomou posse o Pe. Thiago Bombardelli e em 1935 foi benta a nova igreja. Hoje é um dos cartões postais de nossa cidade.

Representante: Pe. Paulo Gaspareto

CATEGORIALEVANDO FARROUPILHA PARA O MUNDO

Jacqueline Maria Corá

Farroupilhense de nascimento é graduada em história e economia, com especialização em planejamento econômico e gestão de empresas. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da UCS. É autora do livro “Da Itália ao Brasil- História do Contexto Econômico Entre Dois Territórios Distantes, Irmãs Gêmeas: Latina E Farroupilha”, que foi publicado em 2013.

JAIRTON DUPONT

Nascido no interior de farroupilha foi ainda menino para a cidade de canoas. Aos 13 anos Jairton começou a trabalhar, estudava à noite. O farroupilhense é professor adjunto do departamento de química orgânica da UFRGS desde 1992, e bolsista em produtividade e pesquisa do CNPQ. Possui diploma de estudos aprofundados em química dos metais de transição e catálise pela Universidade Louis Pasteur De Strasbourg, França. Pós-doutorado pela universidade de Oxford, Inglaterra. Desenvolve projetos de pesquisa em catálise organometálica em nanocatálise em líquidos iônicos. Recebeu inúmeros prêmios no Estado do RS, França e Inglaterra.

  Email enviado pelo homenageado justificando a sua ausência:

Infelizmente não poderei participar da cerimônia devido a compromisso surgido na ultima hora. Na verdade estou me mudando para a Inglaterra e viajamos na próxima quarta-feira e surgiu compromisso inadiável. Lamento muito não poder participar. Desejo sucesso ao evento e me coloco a disposição para levar o nome de Farroupilha aos quatros cantos do mundo.

Fernando Luchesse

Reconhecido e aclamado nacionalmente e internacionalmente pela sua competência profissional e como um dos expoentes da ciência médica. Guarda muito bem no coração e na mente os alegres anos de sua juventude em Farroupilha. O que gostava mesmo era de estudar. Aos 22 anos formou-se médico. Sucederam-se cursos de especialização no Brasil e no exterior, que o tornaram renomado cirurgião cardiovascular. É ainda autor de diversos livros, com temas que remetem a qualidade de vida.

General José Carlos De Nardi

Nascido em 1944, em Farroupilha, incorporou às fileiras do exército em 1961. Doze anos depois tornava-se Bacharel em Ciências Econômicas Pela PUC/RS. Ao longo da vida militar já atuou no gabinete do ministro do exército, no 3° grupo de artilharia antiaérea, em Caxias do Sul, na embaixada Brasileira em Santiago, no Chile e Ministério da Defesa, entre outros. Em 2008, foi designado Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa. Sua última função foi a de comandante militar do sul, assumida em novembro do mesmo ano. Em 2010, foi reconvocado para exercer a função atual de chefe do estado-maior do conjunto das forças armadas. Possui mais de vinte e cinco condecorações nacionais, dez estaduais e cinco estrangeiras.

Coisas Que a Serra Fala

O projeto “Coisas Que A Serra Fala” teve seu primeiro vídeo publicado no Youtube em 2012. Ganhou grande repercussão, especialmente nas mídias sociais, ao retratar o jeito típico e peculiar de falar de alguns moradores da região. Tem quatro vídeos oficiais, além de outras produções especiais, que já passaram a marca de 2,5 milhões de visualizações. Participam o Casal Expedito e Natália Copelli e na produção estão Binho Ferronato, Marcos Gervazoni, Marlon Casali, Vinni Biazzus e Rodrigo Troitino.

Angélica Malinverno

Começou a jogar vôlei por brincadeira e logo depois nas escolinhas do Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL). Seu primeiro teste foi na universidade de Caxias Do Sul. Em 2005, após receber várias propostas de diversos clubes, aceitou seu primeiro contrato com uma equipe de São Paulo. Foi convocada para a Seleção Brasileira de base e depois para a adulta em 2013. Neste mesmo ano foi contratada pela Amil De Campinas – SP, e durante os treinos da seleção brasileira sofreu uma grave lesão no joelho que a deixou afastada por um período. Já recuperada, foi novamente convocada para a Seleção Brasileira. Hoje joga em Brasília, tendo como colegas, jogadoras consagradas, que muito lhe ensinam e estimulam.

Representante: Ivete Malinverno

Fabiano Feltrin

Empresário do setor imobiliário, construção civil e da área do entretenimento e lazer. É considerado pelo Elvis Presley enterprises, como um dos melhores intérpretes de Elvis no mundo. Recebeu o título de melhor filme com “A Jaqueta do Elvis”, Pela RBS TV. Foi vice-prefeito na gestão do Sr. Ademir Baretta e Presidente da Fenakiwi.

Granja Tang

Homenageado: Orlando Evaldo Tang

O início das atividades deu-se em 1963. A produção inicial chegava a 30 litros de leite ao dia. Hoje já são 1.700 litros diariamente. É proprietária da vaca com a melhor classificação morfológica e a melhor lactação do Brasil. Entre as premiações já recebidas pela granja estão de melhor criador e expositor da raça holandesa no RS; tricampeão sequencial do concurso leiteiro na Expointer. O sócio-proprietário Orlando Tang foi agraciado com a Medalha Assis Brasil em 2011.

CATEGORIA POLÍTICA – PODER EXECUTIVO

Farroupilha chega aos seus 80 anos de Emancipação Política. No comando do poder executivo já estiveram 24 prefeitos. Foram homenageados  todos os que ajudaram a construir Farroupilha, através dos sete prefeitos vivos.

Clóvis Tartarotti: prefeito de 01.02.1973 a 01.02.1977 – Partido Arena

Wilson João Cignachi: prefeito de 01.02.1983 a 31.12.1988 – Partido PMDB

Clóvis Zanfeliz: prefeito de 01.01.1989 a 31.12.1992 – Partido PMDB

Paulo Roberto Dalzochio: prefeito de 01.01.1993 a 31.12.1996 – Partido PDT

Fernando Oscar Fanton: Com a morte do prefeito Sr. Avelino Maggioni durante o mandato, na qualidade de vice-prefeito assume o município em 20.11.2000 a 31.12.2000. – Partido PDT

Bolivar Antônio Pasqual: prefeito de 01.01.2001 a 31.12.2004. Segundo mandato de 01.01.2005 a 31,12.2008 – Partido PMDB

Ademir Baretta: prefeito de 01.01.2009 a 31.12.2012 – Partido PMDB

Claiton Gonçalves: atual prefeito – gestão de 01.01.2013 a 31.12.2016 – Partido PDT

CATEGORIA POLÍTICA – PODER LEGISLATIVO

Alberto Miguel Bridi

O pioneirismo, a coragem, a visão de futuro, o moveram para introduzir o cultivo de oliveiras no estado, nos anos 60. A vida política começou em 1951, quando foi eleito vereador pela primeira vez. Presidiu a Câmara, nos anos de 1973 e 74. Fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha, sendo presidente por mais de 20 anos.

Câmara Municipal de Vereadores

Representante: Sednei Catafesta

Em 1934, logo após a Emancipação, foi criado o poder legislativo provisório, que era composto por três membros escolhidos pelo prefeito, sob a denominação de Conselho Consultivo Municipal. Com as eleições de 17 de novembro de 1935, foi eleita oficialmente a primeira Câmara Municipal de Farroupilha. A medida em que a  cidade se desenvolvia, crescia também a importância do poder legislativo. Seu primeiro presidente foi Ulysses João Castanha. Atualmente preside a casa o vereador Sednei Catafesta.

Rui Rosado De Aguiar Jr

  Representante: Rui Rosado de Aguiar Neto

Residiu em Farroupilha nas décadas de 50 e 60. Participou da fundação da União Farroupilhense de Estudantes, e do Jornal “A Gazeta”. Foi promotor de justiça e integrou o tribunal de alçada e o Tribunal de Justiça do Estado. Encerrou a carreira de magistrado como Ministro do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

CATEGORIA SEGURANÇA PÚBLICA

Brigada Militar

Representante: Tenente Coronel Haroldo Edson Knebel

  A instituição criada em 1837, cuja missão constitucional é realizar o policiamento ostensivo preventivo e fardado, iniciou suas atividades em Farroupilha na década de 70 quando pertencia ao 10º Batalhão de Polícia Militar de Vacaria.  Em 1998, o município passou a contar com o efetivo de uma companhia e em 2006 passou a ter responsabilidade territorial sobre os municípios de Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Ipê.

Corpo de Bombeiros

Representante: Tenente Ailton Borges Bom

Em 1956, por convênio assinado entre o estado e a Prefeitura Municipal de Farroupilha, foi instalada a Estação de Bombeiros. O primeiro comandante foi o segundo Sargento de Bombeiro Militar Sr. Wilson Sandoval. Ao corpo de bombeiros compete a prevenção e combate de incêndios, as buscas e salvamento e a execução de atividades de defesa civil. Conta atualmente com um efetivo de 20 servidores militares, 03 caminhões de combate a incêndio, 02 viaturas de resgate e 2 viaturas administrativas.

Polícia Civil

Representante: Delegado Tiago Vicentini De Oliveira

A criação da Polícia Civil Gaúcha deu-se em 1841, oficializada por D. Pedro II. Em 1947, é prevista na constituição do Rio Grande do Sul. Tem a função de tornar efetivas as garantias individuais, a segurança e a tranquilidade pública e de prestar sua colaboração à justiça repressiva. Atualmente há 20 servidores lotados na Delegacia de Polícia de Farroupilha.

Polícia Rodoviária

Representante: Sargento Marcelo Stassak

Há 30 anos presente em nosso município, abrange 11 cidades da serra, num total de 470 km de rodovia. Atualmente conta com um efetivo de 18 policiais rodoviários, duas motos e duas camionetes.

CATEGORIA SERVIÇO PÚBLICO

José Carlos De Barros

  É o funcionário mais antigo da Prefeitura. Está ainda hoje na função de patroleiro, onde iniciou com 19 anos.  Há 36 anos no exercício desta mesma função. Tem muito orgulho e amor pelo trabalho que realiza.

CATEGORIA FILHO DE FARROUPILHA 

José Ivo Sartori

Nascido na localidade de Linha Amadeu, Capela São Valentin, Linha Jansen, segundo distrito de Farroupilha. Formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, iniciou a carreira política em 1976, ao ser eleito vereador em Caxias do Sul. Foi também Secretário Estadual do Trabalho e Bem Estar Social, entre 1987 e 1988. Conquistou cinco mandatos consecutivos para a Assembleia Legislativa e um para Deputado Federal. Foi prefeito de Caxias do Sul, por duas gestões. Foi eleito Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Em 26 de outubro de 2014.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 12/12/2014

Compartilhe!