Para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, comemorado em 1º de dezembro, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde realizará um evento de conscientização na Praça da Igreja Matriz.

Para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, comemorado em 1º de dezembro, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde realizará um evento de conscientização na Praça da Igreja Matriz.

Nos dias 1º, 02 e 03, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, folders, bótons e prestadas orientações referente ao diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis. Durante o evento a população poderá realizar ainda os testes rápidos de HIV, Sífilis, de Hepatite B e C. Após 15 minutos da coleta, já é possível pode conferir os resultados dos exames.

Na segunda-feira, 01º, a partir das 13h, a atividade contará com a participação do setor de odontologia da Prefeitura, que distribuirá panfletos com os cuidados básicos da higiene bucal e kits com escova de dente, creme e fio dental.

De acordo com o Departamento Epidemiológico, os testes rápidos já são oferecidos em todos os Postos de Saúde do município. Para a realização do exame é necessário agendamento prévio, apresentação do Cartão SUS e documento de identificação. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 54.3261.1094.

Confira o horário das atividades na Praça da Igreja Matriz:

01/12 – 10h às 11h30 e das 13h às 16h30

02/12 e 03/12 das 08h às 11h30 e das 13h às 16h30

O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Por que o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.

O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.

Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades em cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

Fonte: (http://www.aids.gov.br/final/dia_mundial/dia_mundial.htm)

Texto: Clariana Zanatta

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Ass.imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 25/11/2014

Compartilhe!