A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária, divulga alerta sobre dois produtos: Forever e Dophilus Powder 49,6 g .

FOREVER:

1. Em 20/11/2014 a Gerência-Geral de Alimentos recebeu notificação emitida pela Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) sobre recall dos produtos Forever Beautiful Bee Pollen e Forever Beautiful Infinity, fabricados pela empresa norte-americana REFA Enterprises, LLC.
  2. O motivo do recall foi a detecção das substâncias sibutramina e fenolftaleínanos seguintes lotes: Forever Beautiful Bee Pollen (UPC # 6333090804632) e Forever Beautiful Infinity (UPC # 633090804649). Os produtos apresentam-se sob forma de cápsulas.
  3. A sibutramina pode causar aumento da pressão arterial, e representar risco para indivíduos com histórico de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, arritmias ou acidente vascular cerebral. A fenolftaleína é um ingrediente usado como laxante, e pode ocasionar distúrbios gastrointestinais potencialmente graves, batimentos cardíacos irregulares e câncer com o uso a longo prazo.
  4. A sibutramina é classificada pela Anvisa na categoria de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, de acordo com a Portaria N.º 344/1998. Já a fenolftaleína está suspensa pela Anvisa, segundo a Resolução RE nº 571/2002, uma vez que há risco de que esta substância induza a cânceres em seres humanos.
  5. Diante do exposto, e considerando que o produto não apresenta anuência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para ser exportado ao Brasil, mas que é comercializado internacionalmente por meio de uma ampla gama de canais de distribuição (internet), a Anvisa recomenda aos consumidores brasileiros que não façam uso dos produtos Forever Beautiful Bee Pollen e Forever Beautiful Infinity.
  6. Mais informações podem ser encontradas em: ttp://www.fda.gov/Safety/Recalls/ucm423908.htm

DOPHILUS POWDER 49,6 G

1. Em 20/11/2014 a Gerência-Geral de Alimentos recebeu notificação emitida pela Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda (FSA) sobre recall do produto ABC Dophilus Powder 49,6g, fabricado pela empresa norte-americana Solgar Inc.
  2. O motivo do recall foi a detecção do fungo Rhizopus oryzae nos lotes 074024-01R1, 074024-01 e 074024-02 do produto, todos com data de validade referente a julho/2015. A situação dos outros lotes é desconhecida.
  3. O fungo Rhizopus oryzae pode provocar uma rara infecção, principalmente em crianças prematuras ou que apresentem o sistema imunológico debilitado.
  4. O produto em questão é enquadrado pela Anvisa na categoria de substância bioativa e probiótico isolado com alegação de propriedade funcional e ou de saúde e, de acordo com a Resolução RDC nº 27/2010, possui obrigatoriedade de registro sanitário. Em consulta feita ao Sistema de dados da Anvisa (Datavisa), não foi encontrado registro do referido produto no Brasil.
  5. Considerando que o produto é comercializado internacionalmente por meio de uma ampla gama de canais de distribuição, a Anvisa recomenda aos consumidores brasileiros que não façam uso do produtoSolgar ABC Dophilus Powder 49,6g.
  6. Mais informações podem ser encontradas em: http://www.fsai.ie/news_centre/food_alerts/solgar_ABC.html

Texto:   Departamento de Vigilância Sanitária

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social