A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria da Mulher promoverá nos próximos dias atividades de conscientização pelo fim da violência contra mulheres. A primeira ação, será realizada nesta quinta-feira, 20, na Praça da Igreja Matriz, às 10h, com abordagem e distribuição de folders, reforçando a Lei Maria da Penha e outras orientações. A atividade marcará o início da Campanha 16 Dias de Ativismo, comemorada mundialmente.

A programação seguirá na terça-feira, 25, com a ação se adesivamento de veículos e entrega de informativos no semáforo da Rua Cel. Pena de Moraes com a Pinheiro Machado (em frente ao Banrisul), das 09h às 12h.

Na quinta-feira, 27, será oferecido às usuárias do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS I) um passeio até o Salto Ventoso, momento de conversa e auxílio sobre os direitos que protegem as mulheres. Na sexta-feira 28 e na segunda-feira 02, a ação de adesivamento será repetida das 9h às 12h no semáforo da Rua 13 de Maio, próximo ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes e na Rua Independência com a Barão da Rio Branco, respectivamente.

A programação da Campanha contará também com a palestra “Os Direitos da Mulher na Família”. O encontro acontece na quinta-feira, 04, na Câmara Municipal de Vereadores, às 14h. Para o encerramento das atividades, no sábado 06, haverá a distribuição de material em Caravaggio, ao término das missas das 15h, 16h e 17h.

Além das ações, exemplares da Lei Maria da Penha estarão disponíveis para conscientização nas empresas, Grendene, Multicolor, Anselmi, Biamar, Bolsas Tonin e Trombini, parceiras que apoiam a atividades de orientação e prevenção.

A Campanha é comemorada mundialmente desde 1991, quando um grupo de 23 mulheres de diferentes países com um grito de paz pelo mundo pediu respeito aos direitos da mulher. Desde então, nesta época o protesto ocorre simultaneamente em vários países do mundo, com o objetivo de informar e buscar soluções para mulheres em situação de violência.

Os 16 Dias de Ativismo é promovido pela Coordenadoria Municipal da Mulher em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS I),  com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), EMATER/RS-ASCAR, Câmara de Vereadores de Farroupilha, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Igreja Matriz, Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e OAB Subsecção Farroupilha.

Texto: Clariana Zanatta

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social