Foto: Renata Parisotto/Assessoria de Comunicação  Segue até 15 de novembro, na Casa de Cultura (Rua da República, 172 A), a exposição “Bonsai, uma arte esculpida pelo tempo”.

Foto: Renata Parisotto/Assessoria de Comunicação 

Segue até 15 de novembro, na Casa de Cultura (Rua da República, 172 A), a exposição “Bonsai, uma arte esculpida pelo tempo”. As mais de quinze árvores, cultivadas por André Malfatti, podem ser apreciadas de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 22h e aos sábados das 9h às 19h.

Malfatti mantém uma coleção de bonsais de plantas exóticas e nativas há mais de 20 anos, sendo que seu grande desafio foi adaptar à técnica oriental ao clima tropical. Amante da natureza, também trabalha com reflorestamento, projetos de jardinagem, paisagismo e distribuição de plantas nativas.

Bonsai

Bonsai significa “árvore em bandeja” ou “árvore num vaso”. Porém, para ser considerado um bonsai, precisa ter outros atributos além de estar em um vaso raso. A planta deve ser uma réplica de uma árvore em miniatura, além de simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, marcas do tempo e estrutura geral. Apesar da forte associação com a cultura japonesa, foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Eles podem ser encontrados em vários tamanhos, sendo que a maioria fica entre cinco e oitenta centímetros. São considerados obras de arte, pois são produzidos pelo homem através de cuidados especializados, como amarração e poda.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 04/11/2014

Compartilhe!