Foto: Clariana Zanatta/ Assessoria de Comunicação Na última sexta-feira, 17, mais de cento e cinquenta pessoas prestigiaram o I Encontro Científico da Agricultura Familiar: Uma Reflexão sobre o Futuro.

Foto: Clariana Zanatta/ Assessoria de Comunicação

Na última sexta-feira, 17, mais de cento e cinquenta pessoas prestigiaram o I Encontro Científico da Agricultura Familiar: Uma Reflexão sobre o Futuro. O encontro promovido pela Secretaria de Agricultura e de Saúde ocorreu no Centro Municipal de Eventos, no Parque Cinquentenário.

O biólogo Cleber Cremonese iniciou a sequência de palestras apresentando os resultados de sua pesquisa sobre os efeitos dos agrotóxicos na saúde. Em seu estudo, avaliou a exposição de adultos moradores na área rural do município aos agrotóxicos, os possíveis impactos nos níveis de hormônios reprodutivos masculinos e femininos e a qualidade do sêmen de homens jovens do interior da cidade, em comparação com os da área urbana. Cremonese é biólogo, Mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos, Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – RJ) e professor da Faculdade da Serra Gaúcha.

A programação seguiu com as palestras “Cuidados no Manuseio de Agrotóxicos”, ministrada pela Prof. Dra. Neice Muller Xavier Faria e “Propostas Alternativas ao Uso Intenso de Agrotóxicos”, com o Eng. Agr. Ms em Produção Vegetal e Coordenador do Centro Ecológico IPE – SERRA,  Luiz Carlos Rupp.

No encerramento os palestrantes foram agraciados com um mimo e Cleber Cremonese com uma placa de reconhecimento em virtude do estudo feito no município, após as entregas, foi servido um coquetel aos convidados. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Claiton Gonçalves, do Chefe de Gabinete, Jorge Fantinel, secretariado e vereadores.

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

ass.imprensa@farroupilha.rs.gov.br