Nesta terça-feira, 07, o Prefeito Municipal Claiton Gonçalves fez a entrega oficial do convite à patrona da 29ª Feira do Livro de Farroupilha, Cleodes Piazza Julio Ribeiro, que recepcionou em sua residência em Nova Milano, a equipe da Prefeitura e Ulisses Bertholdo, irmão de Oscar Bertholdo, o escritor homenageado desta edição.

Ao dar as boas-vindas ao Chefe do Executivo, Cleodes falou da satisfação de receber a honraria e relatou acontecimentos importantes dos primeiros imigrantes chegados a localidade, que ao longo do tempo fizeram história na região. “Esta terra merece representar um evento tão importante como a Feira do Livro e me sinto orgulhosa de cumprir este papel.”

A 29ª Feira do Livro que apresenta o tema “Meu Lugar tem História”, será realizada entre os dias 03 e 09 de novembro, na Praça da Emancipação. Além da comercialização de livros, farroupilhenses e visitantes poderão prestigiar lançamentos de livros e sessões de autógrafos, espetáculos profissionais, teatros e danças escolares, oficinas, shows, premiações de concursos literários e estudantis entre outras atividades.

Conheça a patrona e o escritor homenageado da 29ª Feira do Livro de Farroupilha:

Cleodes Piazza Julio Ribeiro é Natural de Nova Milano -Farroupilha. Atualmente reside em Caxias do Sul. Licenciada em Línguas Neolatinas, é mestre em Teoria da Literatura e doutora em Educação. Foi professora de Literatura Portuguesa e Literatura Brasileira na Universidade de Caxias do Sul por quatro décadas. Foi diretora do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS de 1978 até 2008. Coordenou diversos projetos de resgate do patrimônio cultural dentre eles o da Usina Hidrelétrica de Itá, da UHE de Machadinho; da UHE de Campos Novos, entre outros. Publicou Festa da Uva e Identidade: como se fez a Festa da Uva (2002); Anotações de Literatura e de Cultura Regional (2005); Cultura, Imigração e Memória – Percursos e Horizontes (organizado em co-autoria com José Clemente Pozenato, 2004). Recebeu por duas vezes, nos anos de 1995 e 1999, o Prêmio Rodrigues Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura por suas ações destinadas à preservação de bens culturais. Recebeu a outorga de Cavaliere della Republica Italiana em 2004, por seus estudos sobre a cultura da imigração italiana e, no ano de 2012 foi condecorada como Cavaleiro da Ordem do Mérito da Cultura, pelo Governo Brasileiro.

Oscar Bertholdo é natural de Nova Roma, 2º Distrito de Antonio Prado. Considerado a voz mais expressiva da poesia da Serra Gaúcha e um dos maiores poetas contemporâneos do Rio Grande do Sul, estreou em livro participando da antologia “Matrícula” (1967). Foi a primeira vez que um livro de poesia editado no interior do estado gaúcho recebeu espaço nas páginas dos jornais da capital. Depois publicou: “As Cordas” (168), “O Guardião das Vinhas” (1970), “A Colheita Comum” (1971), “Poemimprovisos” (vencedor do prêmio do Instituto Estadual do Livro/1973), “Lugar” (vencedor do I Concurso Nacional de Literatura da Caixa Econômica de Goiás/1974), “Vinte e Quatro Poemas” (1977), “Árvore & Tempo de Assoalho” (1980), “Informes de Ofício e Outras Novidades” (1982), “Canto de Amor a Farroupilha” (1985), “C’Antigas” (1986) e “Momentos de Intimidade”. Participou de inúmeras antologias, entre elas: “Histórias de Vinho”, “Vinho dá Poesia”, “Arte & Poesia” e “Poetas Contemporâneos Brasileiros – Volume 1”, esta a primeira antologia publicada pelo Congresso Brasileiro de Poesia. Após sua morte, foram publicados: “Amadas Raízes”, “Poemas Avulsos”, “Boca Chiusa” e “Molho de Chaves”, além de poemas nas seguintes antologias: “Poeta Mostra a Tua Cara – Volume 4”, “Medida Provisória 161”, “Poesía de Brasil – Volumen 1”, “Poesía Brasileña para el Nuevo Milenio”, “Poésie Du Brésil – volume 1” e “Poesia do Brasil – volume 1”, livro que inaugurou a série de antologias oficiais do Congresso Brasileiro de Poesia. Além dos prêmios do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul e da Caixa Econômica de Goiás, obteve ainda dois segundos lugares em importantes concursos literários: no “II Concurso Nacional de Poesia Sobre o Vinho” e “Prêmio Master de Literatura/1986”. Foi um dos maiores incentivadores do movimento cultural da Serra Gaúcha, exercendo forte influência em todos os movimentos literários surgidos entre os anos 1960 e 1990. Teve decisiva participação na criação do Congresso Brasileiro de Poesia, do qual foi uma das grandes atrações em sua primeira edição, vindo a ser assassinado poucos meses antes da realização do segundo evento.

(Fonte: http://poetasdobrasil.blogspot.com.br/2007/03/oscar-bertholdo-nasceu-no-ano-de-1935.html)

Texto: Clariana Zanatta

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social