Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e Prefeitura Municipal assinaram na manhã desta sexta-feira, 01, o Termo de Cooperação Técnica que permitir...

   

   Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e Prefeitura Municipal assinaram na manhã desta sexta-feira, 01, o Termo de Cooperação Técnica que permitirá a construção de duas rotatórias na RST-453, no entroncamento com a ERS-122.

“Nós temos consciência que pela posição geográfica que estamos, temos que capilarizar o desenvolvimento a partir de ações de infraestrutura viária que permitam resolver no entrono e intra-cidade nossas questões de produção, das nossas indústrias e também permitir o avanço da passagem de material entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves”, ressaltou o prefeito Claiton Gonçalves.

O pré-projeto foi apresentado ao secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues e ao secretário-chefe da Casa Civil adjunto, Roberto Nascimento, ainda na terça-feira, 29, em Porto Alegre e será analisado pelo DAER. O estudo foi financiado por empresários farroupilhenses.

   O chefe do Executivo enfatizou ainda que a análise, os possíveis ajustes e a aprovação aconteçam rapidamente, assim como o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli. “São 30 mil veículos/dia no trecho, o trevo que já existe hoje foi construído há muitos anos. Empresas se organizaram e nós temos um pré-projeto pronto, com contagem de veículos, por isso pedimos celeridade na análise e que sejam feitos pequenos apontamentos para poder dar o segundo passo, a fase de orçamentação e após a captação de recursos para executar a obra”.

“Esse projeto foi minuciosamente estudado, é importante que se diga que ele não é a solução definitiva, mas teremos condição melhorada e com capacidade de buscar investimentos e não prejudica a instalação de soluções futuras”, ressaltou Eduardo Bohm, em nome dos empresários.

Para o Secretário João Victor Domingues a solução é paliativa, mas já representa um compromisso com a segurança dos usuários da via “Essa solução é emergencial, mas vai nos dar outra condição, porém temos que planejar a duplicação, um viaduto que possa dar acesso e segurança”.

Depois de analisado e aprovado pelo Daer, o projeto final que será realizado pela prefeitura municipal será custeado por empresários da região, que farão uma permuta com o poder municipal. Há possibilidade ainda de se incluir a construção de duas passarelas para pedestres no projeto.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

 

Data de publicação: 01/08/2014

Compartilhe!