Foto: Cariana Zanatta  Farroupilha apresentou a empresários e contadores do município os investimentos e novidades tecnológicas implantadas pela Secretaria Municipal de Finanças, a fim de facilitar o acesso do contribuinte a informações tributárias e...

Foto: Cariana Zanatta

Farroupilha apresentou a empresários e contadores do município os investimentos e novidades tecnológicas implantadas pela Secretaria Municipal de Finanças, a fim de facilitar o acesso do contribuinte a informações tributárias e disponibilizar gratuitamente aos empresários a emissão da nota fiscal mobile (por celular). O evento foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura na manhã desta quarta-feira, 25, e reuniu cerca de 40 empresários e contadores da região, além da presidência da Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Farroupilha (CICS) e representante do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS).

O Secretário Municipal José Henrique Machado dos Santos apresentou juntamente com Salomão Leizer e Paulo Medeiros, técnicos da Infisc, a migração automática para nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-E), sem a necessidade de comparecer à Prefeitura e de forma totalmente automatizada. “Há um escalonamento, em função do faturamento, das diversas empresas para que passem a utilizar a nota eletrônica. A Prefeitura então facilita o processo sem custo para as empresas”, destaca o Secretário de Finanças. Com a mudança, o prestador de serviço tem maior autonomia no processo de emissão de NFS-e, desburocratizando e melhorando a qualidade da informação prestada.

Portal ISS

Na oportunidade foi lançado ainda o Portal ISS Eletrônico, que funciona a partir do site da Prefeitura e atenderá a diferentes perfis de contribuintes com informações sobre o tributo, uso dos sistemas Nota Fiscal de Serviços eletrônica, Declaração Mensal de Serviços eletrônica (DMS-e) e Premiação e Créditos vinculados ao ISS (PCI-e).  O acesso pode ser realizado através dohttps://dmse.farroupilha.rs.gov.br/site/.

NFS-e mobile

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica mobile, novidade disponibilizada aos prestadores de serviço, possibilita a emissão de NFS-e via smartphone ou tablet. O aplicativo está disponível para uso, de forma gratuita, a todos os prestadores de serviços já autorizados a emitir NFS-e localizados no município. Trata-se de uma ferramenta extremamente prática e econômica, que aproveita a tecnologia e as modernas formas de comunicação instantâneas para viabilizar a modernização de pequenas empresas e de profissionais autônomos.

A NFS-e mobile é adequada principalmente àqueles prestadores de serviços que emitem poucas notas fiscais por dia, ou que necessitam fazê-lo em qualquer local onde estejam prestando um serviço, através da comunicação.

Texto: Cássia Oliveira/Redação Assecom

Edição: Renata Parisotto/Assessoria de Imprensa e Comunicação Social