Foto: Neimar de Cesero/Assessoria de Comunicação       O poder público passou a oferecer nesta semana o Serviço Residencial Terapêutico, destinado a pessoas com transtorno mental grave, que necessitam de cuidados permanentes.

Foto: Neimar de Cesero/Assessoria de Comunicação

O poder público passou a oferecer nesta semana o Serviço Residencial Terapêutico, destinado a pessoas com transtorno mental grave, que necessitam de cuidados permanentes. O local funcionará como uma moradia transitória para aqueles que estão em instituições asilares, em situação de cárcere privado e vulnerabilidade social, já com seus laços familiares fragilizados ou rompidos.

Foto: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação

A inauguração aconteceu durante cerimônia oficial na tarde desta segunda-feira, 17, na Casa, localizada na Rua Tiradentes, 240, no Centro da cidade. Na oportunidade, a Coordenadora de Saúde Mental de Farroupilha, Loiva Maria De Boni Santos, a Secretária de Saúde, Solange Sonda, o gerente geral do Pró- Saúde, Vilmar Tarigo e o Prefeito Claiton Gonçalves destacaram a importância de garantir os direitos das pessoas com sofrimento psíquico, reinserindo- as na sociedade, através de uma rede de serviços que substituem a internação pelo cuidado em liberdade, em rede e com terapias permeadas pela arte, cultura, lazer, protagonismo e participação social.

O Residencial Terapêutico, também conhecido como “moradia protegida” contará com 10 leitos destinados a farroupilhenses, conforme os critérios da Política Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Terá ainda o acompanhamento de uma equipe especializada compota por enfermeiro, técnico de enfermagem, cuidador e auxiliar de cuidador. As consultas psiquiátricas, atendimentos psicológicos e oficinas terapêuticas serão realizadas no CAPS Saber Viver. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Associação Farroupilhense Pró-Saúde.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social