A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação Farroupilhense Pró-Saúde realizou no último ano mudanças na Rede de Atenção Psicossocial do município, objetivando a qualificação do atendimento, por meio da acessibilidade, humanização do cuidado e da ambiência do atendimento em saúde.

Após o desmembramento do CAPS I Saber Viver, que passou a funcionar no Bairro do Parque, foi a vez da reestruturação do CAPSad Cuca Legal. A unidade está localizada agora na Rua Papa João XXIII, 640, no Bairro Imigrante. Este também é o endereço do Centro de Atendimento Integrado em Saúde Mental (Caisme).

CAPSad

O CAPS Álcool e Drogas é um serviço comunitário, em substituição da internação, que tem como responsabilidade cuidar de pessoas que sofrem pelo uso problemático de drogas. Atualmente, o espaço é composto por ambulatório de desintoxicação para os casos leves, de caráter voluntário, que não demandam retaguarda hospitalar.

Proporciona aos usuários o tratamento e a recuperação que o auxilie na manutenção da abstinência ou no controle do uso de substâncias psicoativas, que possam garantir maior qualidade de vida.

O serviço pode ser acessado a qualquer momento. Não há necessidade de marcação de consultas e cada pessoa acolhida recebe o encaminhamento adequado. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sendo o horário estendido até às 20h nas terças, quartas e quintas-feiras, para acompanhamento de grupos.

Informações podem ser obtidas pelos telefones 54.3261.7924 ou 54. 99365395.

CAISME

O Centro de Atendimento Integrado em Saúde Mental é um serviço ambulatorial que atende adultos, adolescentes e crianças em sofrimento mental leve a moderado, estáveis e que necessitam de atendimento psicológico na modalidade de psicoterapia breve, preferencialmente grupal, orientação e acompanhamento familiar e avaliação psiquiátrica ou neurológica, bem como acompanhamento de fonoaudiologia.

O serviço, que também passou por reestruturação de equipe e de ambiência, com novas salas e pintura interna do prédio, atende através dos telefones: 3261.1611 ou 54. 99339602, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Os encaminhamentos podem ser feitos através das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br