Foto: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação    Aquisição de maquinários, captação de empresa, asfaltamentos, obras nas áreas da saúde e do turismo.

Foto: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação

Aquisição de maquinários, captação de empresa, asfaltamentos, obras nas áreas da saúde e do turismo.  Os investimentos, que ultrapassam os R$ 14 milhões, foram anunciados na manhã desta quarta-feira, 28, pelo prefeito Claiton Gonçalves, durante entrevista coletiva em seu Gabinete.

Infraestrutura:

Para qualificar a prestação de serviços à comunidade, serão adquiridos, através de financiamento do Badesul de R$ 3,3 milhões, seis caminhões e quatro retroescavadeiras. Escavadeira giratória, retro giro móveis, rompedor hidráulico também estão na lista de maquinários que darão andamento a iniciativas como o Programa de Asfaltamento Rural (PAR). Parte da verba será utilizada para a ampliação do britador municipal.

Ainda no setor de infraestrutura, o chefe do Executivo falou sobre a aplicação de R$ 4,2 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em asfaltamentos, drenagens e calçadas.  Serão beneficiados os bairros Alvorada (Ruas João Fabro Filho e Severino Lodi), América (Ruas Dante Malinverno e Heitor Fontanella), Cinquentenário (Alicio Maioli e Antenor Ornagui), Cruzeiro (Rua Ângelo Faé) Monte Pasqual (Rua Abramo Dal Molin) e Bairro Ipanema (Ruas Gentil Borsoi, José Pegoraro, José Alexandre Gazzoni e Itália).

Turismo:

No turismo, o assunto foi a requalificação do Parque do Salto Ventoso. O processo licitatório para contratação de empresa responsável pelas obras será em 03 de junho. Deck, pavimentação local, arborização, mirante, lixeiras, bancos de concreto e sistema de iluminação farão parte das melhorias. Estão disponíveis R$ 263.956,17 para investimento, sendo R$ 21,2 mil de contrapartida do município e R$ 242 mil provenientes de emenda parlamentar do Deputado Federal José Otavio Germano. “Recentemente o local foi palco de filmagens do longa-metragem Mãos de Cavalo e há um pedido dos produtores do cinema nacional para que se mantenha o local original, mas precisamos dar conforto aos visitantes e possibilitar maior visibilidade, destacou.”

Na próxima Fenakiwi, que acontece de 18 de julho a 03 de agosto, estará reformado um dos pavilhões do Parque Cinquentenário. “Estaremos mudando a fisionomia do local, com camarins, para grandes festas e eventos, com dez novos banheiros, remodelações das cozinhas, para sediar também a festa dos 80 anos do município, que homenageará 80 personalidades que contam a história de Farroupilha fora de Farroupilha, 80 empresas que contam Farroupilha e grandes profissionais que contam a história da saúde”.

Desenvolvimento Econômico:

Em breve, Farroupilha ganhará uma nova empresa. Investidores da Bahia encontraram no município as condições ideais para instalação da produtora de doces e gerarão 65 novas vagas de emprego. O empreendimento será instalado no loteamento São João.

Saúde:

O início da construção de seis novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também foi confirmado durante a coletiva. Os moradores dos bairros 1º de Maio, América, Medianeira, Cinquentenário e das comunidades da Vila Esperança e Rio do Burati serão beneficiados. Na área urbana, os postos comportarão duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nos demais, uma equipe fará o atendimento.

Todas as empresas são responsáveis pela execução dos serviços preliminares, fundações, estruturas de concretos, impermeabilização, paredes, revestimentos, pisos, rodapés, coberturas, aberturas, pintura, instalações hidrossanitárias e elétricas, serviços externos e itens complementares. As UBSs devem ficar prontas até o final de 2014 e o investimento ultrapassa os R$ 3,7 milhões.

Também no setor da saúde, a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Farroupilha foi assunto. A previsão é que o pavimento localizado na Avenida Armando Antonello, no bairro São Luiz, seja concluído até dezembro. A UPA terá capacidade para atender até 150 pacientes em situação de urgência ou emergência. Entre cinco e oito leitos, que funcionarão 24 horas por dia, estarão disponíveis.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br