A Secretaria Municipal de saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica localizou mais um foco do mosquito transmissor da dengue –  Aedes aegypti , na Rua Humberto Jaconi, quarteirão 06 no Bairro Nova Vicenza.

Desde março de 2013 a Equipe responsável faz vistorias de todos os imóveis do município através do Levantamento de Índice mais Tratamento a cada dois meses, completando seis ciclos no ano, realizando ainda vistorias a cada 15 dias em 35 pontos estratégicos.

De acordo com a Coordenadora, enfermeira Paulina Guizzo, nesta semana a equipe está visitando o Bairro São Luis e após seguirá para o Centro. Já no próximo dia 17, será realizado o sábado de recuperação no Bairro Nova Vicenza e Cinqüentenário, avaliando as residências que estavam fechadas durante o período de vistoria do Bairro. Em caso de chuva acontecerá no dia 31 de maio.

Confira algumas dicas de prevenção:

Eliminar todos os recipientes que possam acumular água;

Manter as caixas d’ água tampadas;

Limpar seguidamente as calhas das casas;

Guardar pneus em lugares secos e cobertos;

Manter as piscinas tratadas ou cobertas;

Não atirar lixo em terrenos baldios, áreas verdes e beira de ruas;

Acondicionar bem o lixo mantendo a lixeira tampada;

Escovar ralos e bebedouros de animais.

Medidas preventivas nos cemitérios

Os vasos ornamentais devem ser preparados de modo a não conservarem água que permita a procriação de mosquitos;

Fure os vasos e baterias e coloque areia até a borda;

Retire os pratinhos dos vasos de flores;

Elimine a água de todos os recipientes.

Curiosidades:

O mosquito da dengue vive em media 35 dias, coloca até 400 ovos em superfície de recipientes com água parada que podem viver até 450 dias;

A doença causada é considerada grave e pode levar ao óbito. Não existe vacina e nem tratamento específico apenas métodos de precaução.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br