Foto: Neimar de Cesaro/Assessoria de Comunicação    O governador Tarso Genro anunciou na manhã deste sábado, 10, em Farroupilha, a participação do Estado no projeto de recuperação do Hospital Beneficente São Carlos (HBSC), dentro da programação “Inte...

Foto: Neimar de Cesaro/Assessoria de Comunicação

O governador Tarso Genro anunciou na manhã deste sábado, 10, em Farroupilha, a participação do Estado no projeto de recuperação do Hospital Beneficente São Carlos (HBSC), dentro da programação “Interiorização Itinerante: O Governo em todo Rio Grande”. Em cerimônia acompanhada por autoridades federais, estaduais e municipais, o termo que autoriza o repasse emergencial de R$ 5 milhões e o reajuste do custeio mensal de R$ 700 mil, foi assinado. A gestão da casa de saúde foi assumida pelo poder público em março, diante das dificuldades financeiras e da dificuldade de manutenção dos serviços prestados.

A Secretária de Estado da Saúde, Sandra Fagundes, destacou o empenho do município em cumprir com suas responsabilidades e avançar no setor. “Essa cidade tem feito alguns deveres de casa. Já tem o índice de mortalidade infantil abaixo de dez, estão empenhados no fortalecimento da atenção básica, tem Mais Médicos. Enquanto a União, nesse ano assumiu a vacinação contra o HPV, Farroupilha a realizou ainda no ano passado.” Falou ainda sobre o papel do Estado na nova fase da instituição: “Exercemos nossa função na mediação de conflitos e celebramos outra era em relação ao São Carlos, com aporte tecnológico, financeiro, e efetivamente resolvendo essa questão entre estado, município e Conselho Gestor. Com isso, temos a expectativa de um sistema regulado, hospital integrado e trabalho em rede, para que a comunidade continue se beneficiando”.

O Presidente do Comitê Gestor do HBSC, Vandré Fardin agradeceu o aporte de recursos. “Temos contado sempre com ajuda do Município, para fazer com que as coisas acontecem e agora essa verba vai pelo menos momentaneamente resolver essas situação. É muito justo esse repasse, pela importância que o Hospital tem para a região. Esse aporte vem dar equilíbrio e espero que essa parceria se reforce cada vez mais.”

“Nós vínhamos numa caminhada de alguns meses para estabelecer uma andança adequada para o hospital, que talvez não tenha recebido o reconhecimento, que nós médicos temos com nossos pacientes, nosso cidadão, a quem dedicamos nosso envolvimento profissional. Esse hospital tem que devolver dignidade ao cidadão, ele é fundamental, estratégico, pela sua função regional em alta complexidade em ortopedia e traumatologia. Queremos entregar a sociedade uma cidade mais justa, solidária e efetivamente republicana”, ressaltou o Prefeito Claiton Gonçalves.

Na oportunidade, foram assinados ainda convênios para aquisição de equipamentos para instituição de saúde de Nova Petrópolis e Bento Gonçalves e entregue a primeira carteira de passe livre para os estudantes intermunicipais da região.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br