Foto: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação       Duas escolas de educação infantil serão construídas em Farroupilha, através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – P...

Foto: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação

Duas escolas de educação infantil serão construídas em Farroupilha, através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância, do Ministério da Educação e a viabilização de terrenos por parte do poder público.

“Tínhamos uma preocupação muito grande com relação às crianças do município, por isso buscamos esses projetos pra poder dar liberdade aos pais e mães, pois um mundo melhor passa pela boa educação infantil”, destacou o Prefeito Claiton Gonçalves durante coletiva de imprensa.

A primeira delas, no bairro Belvedere, será erguida na Rua Colorado, nas proximidades da Escola Antonio Minella e da Unidade Básica de Saúde. O Termo de Compromisso já foi recebido pela Secretaria Municipal de Educação e nas próximas semanas o local receberá a terraplenagem. Assim que esta fase estiver concluída, o Governo Federal libera o início da obra. A Escola, classificada como tipo C, terá 781,26 m² de área construída e atenderá 60 crianças – de 0 a 3 anos de idade – em turno integral ou 120 em meio turno. A verba recebida para a construção é de R$ 806 mil.

O Monte Pasqual será o segundo bairro a receber a estrutura do tipo B, que terá 1323,58 m² e atenderá 120 alunos em turno integral ou 240 em meio turno, na mesma faixa etária. De acordo com a Secretaria, a obra já foi aprovada e o Termo, que deve chegar em breve, vai apontar as contrapartidas do município. O valor pleiteado por Farroupilha é de R$ 1.521.353,78. A creche será instalada na Rua Ambrósio Pasqual, próximo à escola Ilza Molina Martins.

A previsão é que as escolas estejam prontas nesse ano e aptas a atender os alunos em 2015, suprindo 80% da demanda atual por vagas gratuitas.

O chefe do Executivo falou ainda da Escola dos Anjos, projeto do município que pretende abrigar crianças de 0 a 3 anos, em vulnerabilidade social, por 12 horas ao dia, auxiliando com alimentação, fraldas, pijamas e outros itens.

O ProInfância é um programa de assistência financeira para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. Para ter acesso e receber os investimentos, a Prefeitura de Farroupilha preencheu todas as condicionalidades do Programa de Ações Articuladas, enviando a documentação necessária, como relatórios de vistoria, imagens, planilha orçamentária, plantas e o estudo de demanda.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br