Quatrocentos alunos já estão sendo capacitados através dos cursos do Pro Jovem Trabalhador em Farroupilha, uma parceria entre Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Ministério do Trabalho e Emprego e Associação de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente do Brasil (Aldeia). A noite desta segunda-feira, 24, serviu para comemorar a oportunidade de qualificação, através da aula inaugural, evento com apresentações artísticas e as presenças do Prefeito Claiton Gonçalves e Secretários Municipais, do Deputado Federal Giovani Cherini e integrantes da Aldeia. O encontro aconteceu no núcleo farroupilhense da Universidade de Caxias do Sul.

Na oportunidade, o Secretário de Assistência Social e Cidadania, Miguel Ângelo de Souza ressaltou que o Programa é mais uma forma de transformar os jovens em cidadãos completos, ou seja, sujeitos de suas ações e transformadores de suas vidas. “Neste momento vocês estão dando um passo muito importante na vida profissional e pessoal e o nosso papel é acolher, qualificar e proporcionar a emancipação. O mundo do trabalho é cada vez mais competitivo e não se admite apenas trabalhadores, exige-se conhecimento profundo e específico. Para isso precisamos qualificar e dizer ao cidadão que ele é capaz de ser protagonista da sua história.” Conforme o Secretário, o objetivo é, após a conclusão dos cursos, colocar os jovens no mercado de trabalho com salário condizente.

Todos os cursos tem duração de seis meses, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de profissional. Além do estudo, eles recebem um auxílio de R$ 100,00 mensais durante o período cursado, kit escolar, material didático, transporte, lanche, duas camisetas, seguro de vida e certificado.

O Deputado Federal Giovani Cherini contou momentos de sua trajetória aos jovens e famílias presentes, incentivando-os a buscar a qualificação e o trabalho, como ponte para o sucesso. “Esta é uma noite de consagração, são oportunidades como essa que mudam a vida. A coisa mais importante é o estudo, ter uma profissão, então abrace essa oportunidade, pois vence quem trabalha, levanta cedo e dorme tarde. Tenho certeza que vocês farão a diferença”, destacou.   O Prefeito Claiton Gonçalves saudou os jovens, ressaltando a importância do trabalho para vencer a adolescência e atingir a independência financeira.

Após as saudações, as turmas realizaram apresentações artísticas, como interpretações musicais, teatrais, dissertações, coreografias e explanações.  O principal objetivo do Pro Jovem é promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para jovens de 18 a 29 anos por meio da qualificação sócio-profissional. O programa está ofertando 400 vagas no município nas áreas de administração, turismo e hospitalidade, metalmecânica e saúde.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br