Em visita a Escola Municipal Padre Vicente Bertoni (São Roque – 4º distrito), o Prefeito Municipal, Claiton Gonçalves, fez a entrega simbólica das carteirinhas especiais de imunização contra o HPV a dois estudantes.

Maria Eduarda Rodrigues e Guilherme Guerra já foram imunizados em 2013, durante a Campanha Municipal, destinados a meninas e meninos nascidos de 1999 a 2001. A Secretaria de Educação fará a distribuição das carteiras restantes. Farroupilha foi a primeira cidade do país a vacinar adolescentes do sexo masculino e em breve anunciará como será o funcionamento da ação neste ano.

Na ocasião, o chefe do Executivo também acompanhou a vacinação nacional, que tem como público alvo meninas entre 11 e 13 anos e indígenas entre 9 anos a 13 anos. No município o roteiro segue em 32 escolas e a vacina também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A meta é vacinar 536 adolescentes até 10 de abril. É importante enfatizar que as meninas que fizeram as três doses dessa vacina no ano passado, durante a campanha municipal, não precisa fazer novamente. O Estado determina que sejam imunizadas meninas de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias, utilizando a corte  de nascimento de 11 de março de 2000 a 11 de março de 2003.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina será realizada em dois momentos nas escolas: neste mês de março (1ª dose) e em setembro (2ª dose). A terceira dose será ministrada somente após cinco anos (60 meses).

No dia agendado para vacinar na escola é necessário que a adolescente apresente a caderneta de vacinação ou um documento de identificação.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br