Foto: Cristiane Moro/Atuaserra    Poder público, privado e entidades de classe estiveram reunidos nesta terça-feira, 11 de março, para a oficina de desenvolvimento do Plano Estratégico da Região Uva e Vinho.

Foto: Cristiane Moro/Atuaserra

Poder público, privado e entidades de classe estiveram reunidos nesta terça-feira, 11 de março, para a oficina de desenvolvimento do Plano Estratégico da Região Uva e Vinho. O encontro ocorreu no Farina Park Hotel, em Farroupilha, numa realização da Secretaria Estadual de Turismo (Setur RS) com apoio da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Farroupilha.

A oficina se deu por meio da divisão do grupo em três equipes, que avaliaram os pontos fortes e fracos nos seguintes segmentos: Sistema de Gestão, Estruturação, Desenvolvimento; Qualificação e Oferta Turística; Promoção e Marketing. Ao término, os participantes avaliaram os apontamentos junto às consultoras de turismo que coordenaram o encontro. Com base nisso, elas deverão, junto a Setur RS, formatar o Plano até o final de abril. Após, será enviado a Atuaserra para avaliação e validação.

Conforme o presidente da Atuaserra, Juliano Brandalise, o Plano dará mais força para região, que terá maior embasamento para planejar e executar ações. “Ele vem para nortear nossas ações, que buscam sempre o desenvolvimento sustentável do turismo e o melhor posicionamento da Região Uva e Vinho no cenário turístico nacional”, afirma.

Com a realização dos planos regionais – que estão sendo ocorrendo em todas as regiões turísticas do Estado – a Setur RS cumpre dois itens do Plano de Desenvolvimento do Turismo 2012-2015: Fortalecimento da Gestão do Turismo e Aumento da Competitividade das Regiões Turísticas do RS. Conforme a secretária Estadual de Turismo do RS, Abgail Pereira, estas oficinas servem para a identificação dos principais produtos de cada região do Estado e discutir estratégias para posicioná-los no mercado, além de facilitar a priorização de investimentos por parte do Governo Estadual até 2015.

Fonte: Assessoria de Imprensa | Atuaserra

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social