Foto: Assessoria de Comunicação/ Clariana Zanatta A Coordenadoria de Cultura de Farroupilha promoveu nesta quarta-feira, 26, um encontro destinado a todos os artistas do município, com o objetivo de apresentar a metodologia do Fundo Municipal de Cult...

Foto: Assessoria de Comunicação/ Clariana Zanatta

A Coordenadoria de Cultura de Farroupilha promoveu nesta quarta-feira, 26, um encontro destinado a todos os artistas do município, com o objetivo de apresentar a metodologia do Fundo Municipal de Cultura, aprovado a partir da Lei 3.955, de 20 de novembro de 2013, e eleger os membros da classe para integrar o Conselho Municipal de Política Cultural.

O Fundo fomentará a cultura no município, através de aprovação de recursos para a realização dos mais diversos projetos, que serão enviados pelas entidades e promotores culturais da cidade. As regras, editais e como funcionará a destinação dos recursos do Fundo se dará a partir do primeiro encontro do Conselho Municipal de Política Cultural e será amplamente divulgado nos meios de comunicação.

Na oportunidade, foi formado o Conselho de doze pessoas, seis, representantes do Poder Público e outros seis, divididos entre a comunidade artística. São eles: Tiago Ilha (Gabinete), Jefferson Paim (Coordenadoria de Cultura), Vinicius Pigozzi (Sec. de Educação), Leomar da Silva, (Sec. de Desenvolvimento Econômico e Turismo), Ederson Frá, (Sec.de Gestão e Governo) e Pablo Uez, (Sec.Planejamento). Entre os escolhidos do meio artístico, estão os representantes e suplentes: Luiz Ortiz e Marco Vinícius Biazzus (música), Carla Wask e Cassiano de Azeredo (artes cênicas), Thomaz José Martins Neto e Cleonice Onzi Peroni (artes plásticas), Silvia Biazoli e Manoelle Busetti (tradicionalismo), Julmir Werlang (folclore) e Ivone Vendrúsculo (literatura).

Após a escolha dos integrantes, foi marcada a primeira reunião do grupo, no dia 21 de março, às 18h30, no Centro Municipal de Cultura, quando será realizada a eleição da diretoria, composta por presidente, vice, primeiro secretário e segundo secretário. Artistas que não fazem parte do Conselho podem participar dos encontros, que acontecerão a cada dois meses e serão divulgados pelo site Oficial da Prefeitura.

Farroupilha é o segundo município da serra gaúcha que aprova o Fundo Municipal de Cultura. De acordo com o Departamento responsável uma nova fase se inicia na cidade. “A partir deste momento teremos uma comissão de pessoas ligadas à cultura, que usarão de critérios técnicos para avaliar os projetos sugeridos. Outro ganho importante é que teremos a possibilidade de receber verbas estaduais, federais e emendas parlamentares.”, destacou Jefferson Paim, coordenador de cultura.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br