Devido às altas temperaturas da estação mais quente do ano, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados que devem ser observados ao consumir sucos, batidas, caldo de cana, polpas de açaí, água...

Devido às altas temperaturas da estação mais quente do ano, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados que devem ser observados ao consumir sucos, batidas, caldo de cana, polpas de açaí, água de coco e similares à base de frutas.

É na hora do preparo desses alimentos que geralmente acontecem às contaminações por bactérias e parasitas patogênicos, causadores de inflamações e infecções como gastroenterites ou até enfermidades mais graves como Mal de Chagas.

Confira alguns cuidados importantes:

O local de preparo dos alimentos deve ser limpo e protegido do acesso de insetos.

A água utilizada na higienização dos equipamentos, na higiene das mãos do manipulador e como ingrediente na elaboração do alimento deve ser potável.

O gelo utilizado deve ser fabricado com água potável e em estabelecimento licenciado pela Vigilância Sanitária. No uso doméstico, o gelo deve ser elaborado com água potável.

As frutas utilizadas no preparo de sucos, saladas e similares devem ser higienizadas adequadamente para a eliminação dos contaminantes.

Antes da utilização de polpas industrializadas, deve ser feita a limpeza das embalagens.

No caso do açaí a polpa utilizada deve ser pasteurizada e fornecida por indústria com registro no Ministério da Agricultura.

No caso do caldo de cana, muito consumido nessa época, além dos cuidados com a higienização e seleção da cana de açúcar, que deve ser limpa e livre de sujidades e insetos, outros cuidados devem ser tomados com a máquina de fazer o caldo para evitar as contaminações por agentes transmissores de doenças como a Doença de Chagas.

Os locais que comercializam os alimentos devem possuir Alvará Sanitário fornecido pelas Vigilâncias Sanitárias Municipais.

Data de publicação: 03/01/2014

Compartilhe!