Objetivo é a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, por meio da Casa de Cultura, informa que o mapeamento cultural, lançado em janeiro deste ano, cadastrou, até o momento 128 agentes artísticos na cidade. O objetivo do cadastramento é a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC).

Até o momento foram cadastrados 41 artesões; 48 músicos e produtores musicais; 17 artistas de dança; 10 de artes plásticas e visuais; seis de literatura; quatro de teatro, e dois espaços culturais.

A previsão de encerramento dos cadastros era no dia 15 de março, porém, o Governo Federal revogou a portaria das Conferências de Cultura que deveriam ocorrer este ano que por enquanto estão sem datas. Assim, o formulário a ser respondido segue disponível de forma on-line (https://forms.gle/NuZ6rwgYLj3gPy8f7).

Conforme o Diretor da Casa de Cultura, Edson Paese, a expectativa é de ainda receber um grande número de inscrições. Ele acredita que a cidade tem um grande potencial artístico.

“Farroupilha é uma cidade cosmopolita. Temos pessoas daqui, de fora, que falam várias línguas, de várias origens e isso reflete muito na nossa cultura. O nosso potencial cultural é gigantesco e o objetivo desse mapeamento é podermos mostrar para a nossa sociedade esse potencial e pôr em prática o Plano Municipal da Cultura que vai beneficiar a todos.”, disse.

Podem participar artistas e produtores culturais das mais diversas áreas, grupos folclóricos e étnicos, músicos, artistas plásticos, artesãos, grafiteiros, performance e dança, escritores, entidades culturais representativas, religiosas, diversidade, teatro, cinema, gastronomia, jogos recreativos tradicionais e outros, profissionais ou amadores.

Data de publicação: 16/03/2023

Créditos: Cristiano Lemos