Atividades iniciam na próxima segunda-feira

Com o objetivo de incentivar, despertar o prazer da leitura e o desejo de vivenciar novas descobertas e aventuras através da literatura, a Biblioteca Municipal Olavo Bilac promove, a partir da próxima segunda-feira, 9 de janeiro, até o final do mês de fevereiro, o projeto Leitura nas Férias.

A programação vai incluir atividades como o troca-troca de livros, oficinas de marcadores de páginas com origami, encontros do Comitê Jovem e uma oficina de introdução ao Instagram com a influencer Laura Carolina Somacal. Além disso, durante o Leitura nas Férias estará em vigor o Mês do Perdão, com abono de multas para leitores em atraso na devolução de livros.

A bibliotecária da Olavo Bilac, Cristina Arruda, comentou sobre as atividades voltadas para as férias escolares e destacou a importância de manter o vínculo com a leitura neste momento.

"Queremos que a comunidade se aproprie da biblioteca como um local de encontro, de intercâmbio, de produção de conhecimento e, por consequência, de transformação social. Nesta edição, pensamos em atividades literárias e culturais, muito além da leitura de um livro”, disse.

Todas as atividades em grupo que integram o Leitura nas Férias, que já ocorre há 15 anos em Farroupilha, devem ser agendadas através do telefone (54) 3698-4599.

Para realizar o cadastro junto à Biblioteca, é necessário um documento com foto; comprovante de residência atualizado; cadastro de imagem para o sistema informatizado e a doação de um livro em bom estado.

A Biblioteca Municipal Olavo Bilac fica localizada na Rua Pinheiro Machado, número 152 A, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min, sem fechar ao meio dia. A bliblioteca também possuí um acervo on-line que pode ser acessado clicando aqui, além de um blog com todas as suas atividades.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO LEITURA NAS FÉRIAS 2023

• Proezas do Menino Maluquinho: exposição da literatura em quadrinhos de autoria de Ziraldo, que em 2022 completou 90 anos e em comemoração ao Dia Nacional de HQs, dia de 30 de janeiro.

• Troca-troca de livros: “Troque livros, leia sempre”

Esta ação consiste na troca de até três livros de literatura em bom estado de conservação. Não serão aceitos livros didáticos, jurídicos e enciclopédias.

• Você se atreveria a ler uma poesia? Disposição de poesias em porta-retratos na vitrine e no espaço de leitura da biblioteca. As aldravias fazem parte do livro Antologia III –Movimento Aldravianista Caxiense, organizado por Lucí Barbijan.

• Espaço Infantil Via Láctea: ações literárias

• Projeto “Estação Leitura: trilhando histórias: Todas as quartas-feiras haverá contação de histórias para as crianças.

• Ação “Histórias e afetos” – Convite para as famílias em férias contarem histórias para as crianças no Espaço Infantil Via Láctea

• Novas aquisições de livros – exposição das obras sugeridas pelo público leitor e adquiridas pela Secretaria de Educação.

• Leitor Top: Sorteio de livros para os leitores que fizerem o cadastro durante o período de férias. Dia 28 de fevereiro um leitor fará o sorteio de três pessoas.

• Exposição “Rostos e Sentimentos” Exposição de artes, com retratos realistas e ilustrações feitos a partir de diversas técnicas e materiais, como: lápis de cor, aquarela, caneta esferográfica e marcadores aquarela pela artista Laura Carolina Somacal. De 09 a 31 de janeiro, no hall de entrada da Biblioteca.

• Mês do perdão: abono de multas para leitores em atraso na devolução de livros. De 09 a 31 de janeiro. Objetivo: A iniciativa tem como objetivo resgatar as obras emprestadas, disponibilizá-las para os leitores ativos, além de regularizar a situação do leitor, reatando as relações entre usuários inadimplentes e a biblioteca.

• Oficina “O Pequeno Príncipe”, ministrante Laura Carolina Somacal. Em comemoração pela passagem do dia do leitor, 07 de janeiro. Data: 10 de janeiro. Horário: 14h. Duração: 1h30min. Atividade: Leitura de um trecho da obra “O Pequeno Príncipe”, de Antonie de Saint-Exupéry. Objetivo: instigar a reflexão sobre a temática abordada “Cativar” e propor a produção de cartas.

• Oficina de marcadores de páginas de origami, oficineira Aldanice Maria da Costa. Data: 24 de janeiro. Horário: 14h. Objetivo: conscientizar o cuidado com os livros e incentivar o uso de marcadores de páginas.

• Oficina “Introdução ao Instagram”, com a influencer Laura Carolina Somacal. Conteúdo: organização de perfil, dicas para criação de conteúdo e ferramentas. Data: 18 de janeiro. Horário: 14h Duração: 1h.

• Comitê Jovem: encontro dos integrantes do Comitê Jovem ConectandoMentes da Biblioteca Pública para troca de ideias sobre atividades literárias para 2023. Data: 12 de janeiro. Horário: 14h30min.

• Ação “Quando se abre um livro...”. Nosso objetivo é estimular as crianças e jovens a lerem diversos gêneros literários (poesia, crônica, conto, histórias em quadrinhos) de maneira atrativa. Esta ação foi inspirada na iniciativa da livraria australiana Elizabeth’s Bookshops.

• Como funciona a ação “Quando se abre um livro...”

Esta ação consiste em apresentar ao leitor infanto-juvenil vários livros esquecidos nas estantes. Estes foram selecionados e embrulhados em papel pardo com palavras que representam a história. Exemplo: romance, aventura, humor, afeto, suspense, natureza, animais.

O desafio do leitor é levar um livro sem julgá-lo pela capa, título ou autor e assim proporcionar um momento de descoberta de novas possibilidades de leitura. O leitor escolhe o pacote e só pode abri-lo após o empréstimo. O prazo de devolução é de 14 dias.

Data de publicação: 03/01/2023