Festa promove arte e cultura italiana, gastronomia típica e folclore, exposição e feira de artesanato e shows culturais

O berço da tradição italiana no Rio Grande do Sul, Nova Milano, no interior de Farroupilha, entra para o roteiro da retomada dos eventos da Serra Gaúcha. O 19º Entrai - Encontro das Tradições Italianas, será realizado em dois finais de semana, nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de maio, no Parque Centenário da Imigração Italiana.

A festa oferece entrada gratuita para uma extensa programação que contempla arte e cultura italiana, gastronomia típica e folclore, exposição e feira de artesanato, além de uma diversificada seleção de atrações culturais com shows musicais, apresentações do folclore italiano, corais e peças de teatro, inclusive encenadas no talian, em um resgate às origens da comunidade.

A abertura do evento ocorre no dia 13 de maio, às 19h, com a presença da soberana e princesas de Farroupilha, Laura Verona Bet, Milena Broilo e Ana Paula Casa, respectivamente, representantes também da 24ª Fenakiwi, que será realizada de 07 a 24 de julho, nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no Parque Cinquentenário, em Farroupilha.

O lançamento da primeira edição da Festa Nacional do Kiwi, do Encontro das Tradições Italianas e da Feira da Indústria, ocorreu em julho de 1991, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Na ocasião, o prefeito de Farroupilha, Clóvis Zanfeliz, revelou a preocupação de manter vivas as tradições e a cultura da comunidade italiana, assim como referia-se ao potencial econômico do município, como sede de várias indústrias reconhecidas no cenário nacional, bem como seus empreendedores como sendo de famílias italianas.

O Entrai 2022 segue com o mesmo objetivo da primeira edição, de proporcionar o conhecimento sobre a história, cultura e folclore italiano, valorizando os primeiros desbravadores da Serra Gaúcha e seus descendentes que atuam até hoje para preservar as origens. No local, o turista poderá encontrar uma legítima gôndola, doada pela Prefeitura de Veneza, em comemoração à passagem dos 100 anos da vinda dos primeiros imigrantes, resgatar a memória viva com o cheiro do pão assando, degustar o grostoli ou “cueca virada” (massa doce, frita e finalizada com açúcar e canela em pó), assistir a uma missa celebrada em italiano, participar de um almoço típico da região ou acompanhar a arte de fazer dressa (trança da palha do trigo), informa a secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Juventude de Farroupilha, Luciana Zanfeliz.

“É uma satisfação estar mais uma vez envolvida com a organização do Entrai, especialmente neste ano de retomada, visto que a edição de 2021 não aconteceu em função da pandemia”. Além disso, Luciana conta que está muito honrada porque o evento foi idealizado na administração do seu pai, o prefeito Clovis Zanfeliz, tendo como secretaria de educação, Marlene Feltrin, mãe do atual prefeito Fabiano Feltrin. “O Entrai promove o resgate, preservação e valorização dos antepassados que tanto fizeram pelo nosso município, região e o RS”, afirma a secretária.

Programação:
SEXTA FEIRA, 13 DE MAIO
18h - Banda Municipal de Farroupilha
19h - Abertura Oficial do 19°ENTRAI
19h30 - EMEF Santa Cruz: Memórias que Valem Ouro!
20h30 - Robson Gervasoni e Banda

SÁBADO, 14 DE MAIO
14h - Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
14h - Final dos Jogos Coloniais
15h - Grupo de Dança Folclórica Italiana Fare Amicci
16h - Nailto Sosnoski e Grupo Entre Eles
17h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
18h30 - Tenor Dirceu Pastori
20h - Soprano Liziane Rufatto

DOMINGO, 15 DE MAIO
10h - Missa em italiano na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano, com participação do Coral Tramontina
11h - Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha
11h30 - Almoço tradicional Italiano no Salão Paroquial Santa Cruz - Praça de Nova Milano
13h - Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
14h - Grupo Os Monarcas
16h - Banda Os Neutrons

SEXTA FEIRA, 20 DE MAIO
14h - Teatro com Grupo UEBA com a peça infantil “Faísca da Água’’
16h30 - Projeto Wedding Songs – Caroline Gobbato e Paulo Johann
19h - Tenor Giovanni Marquezeli
20h - Uilian Michelon Quarteto

SÁBADO, 21 DE MAIO
12h - Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha
13h - Coral Il Romano
14h - Tenor Alexandre Borges
15h - Délcio Tavares “Show Ítalo-Gaúcho”
16h30 - Grupo Folclórico Italiano Nánni
17h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
18h- Grupo Musicale Kremony

DOMINGO, 22 DE MAIO
*Apresentação itinerante com Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
08h - Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club de Farroupilha (A inscrição dá direito a uma camiseta)
08h30 - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
11h - Coral Canarinhos da Serra de Vila Jansen
14h - Teatro com Grupo Miseri Coloni com a peça In Osteria
16h30 - Show Nacional com Léo Pain

A realização do 19º Entrai e da 24ª Fenakiwi é da Prefeitura Municipal de Farroupilha. A gestão/organização e produção cultural é da Am9 produções e gestão de eventos.

Data de publicação: 03/05/2022

Compartilhe!