“Livros, mentes e guarda-chuvas, somente servem se os abrirmos”, esse é o tema da programação que ocorre de 1ª a 23 de abril, na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac. As atividades ocorrem às 9h15, no turno da manhã, e às 14h15, no turno da tarde.

O projeto Mês do Livro deste ano tem como objetivo estimular, instigar e democratizar o acesso à leitura, além de ressaltar a importância do escritor Monteiro Lobato e celebrar o centenário do escritor português José Saramago e o Dia Nacional do Livro Infantil e Dia Internacional do Livro e do Direito Autoral.

Confira a programação:

Espaço Infantil “Via Láctea”:

Disposição de acervo de livros infantis em um espaço criado e decorado especialmente para a leitura;

Desafio Literário 2022:

Público-alvo: leitores da biblioteca

Atividade: Os leitores da biblioteca serão convidados a participar do projeto, que consiste na leitura de nove obras do acervo da biblioteca pelo período de até nove meses, a partir dos desafios propostos:

• Livro escrito por uma mulher
  • Livro que virou filme
  • Livro de escritor(a) brasileiro(a)
  • Livro de fantasia
  • Livro que comece com a letra do seu nome
  • Livro de escritor(a) local
  • Biografia
  • Livro do escritor José Saramago
  • Livro de conto, crônica ou poesia

Regras para participar:

• Não é permitido repetir o mesmo livro para diferentes temas do desafio;
  • Para comprovar a leitura, o leitor deverá realizar o empréstimo de obras na Biblioteca Pública Municipal em seu nome;
  • O leitor deverá informar que a obra escolhida fará parte do desafio;
  • O desafio deve ser cumprido por completo até 16 de dezembro de 2022;
  • Os leitores que completarem o desafio participarão do sorteio de kit de livros.

-Poeme-se!

Seleção de poesias de diversos autores para distribuição aos leitores da biblioteca.

Troca-troca de livros “Troque livros, leia sempre”

Cada leitor poderá trocar até 3 livros em bom estado de conservação. Não serão aceitos livros jurídicos, didáticos e enciclopédias.

Confira no Blog da Biblioteca a lista dos livros disponíveis para troca.

Blog: https://bibliopublicaolavobilac.blogspot.com

Da imaginação para as páginas…

18 de abril, às 19h30, segunda-feira – Bate-papo com as escritoras farroupilhenses Júlia de Rossi (livros: “Misturando os animais” e “Fases”) e Júlia Rigol (livro “Mudando-me”)

20 de abril, às 10h, quarta-feira –  Lançamento do livro “Mudando-me”, da autora Júlia Rigol

Exposição Literária “Livros, mentes e guarda-chuvas, somente servem se os abrirmos”

Destaque para obras dos escritores homenageados no mês do livro e sugestões de leitura para os leitores participantes do Desafio Literário.

Exibição da história em vídeo “Aventuras de Emília no Sítio do Picapau Amarelo”: interpretada pela professora Simone Lovatel Marchet para escolas participantes. Distribuição de marcadores de páginas dos personagens de Monteiro Lobato.

Doação de livros “Prazer em ler”: livros não pertencentes ao acervo da biblioteca disponíveis para doação.

Cadastro na Biblioteca:

Para se cadastrar, basta apenas apresentar os seguintes documentos:

Documento com foto;

Comprovante de residência atualizado;

Cadastro de imagem para o sistema informatizado, na Biblioteca;

Doação de um livro de literatura em bom estado.

Horário de atendimento: 9h-18h, sem fechar ao meio-dia.

Catálogo online do acervo: http://biblioteca.farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 01/04/2022