Confira toda a programação

Cultura, lazer, saúde, proteção ao meio ambiente e atendimento para a população, este será o mote das ações promovidas e apoiadas pela Prefeitura de Farroupilha neste sábado, dia 21 de outubro, em diversas frentes. Com a mobilização de diversas pastas e servidores, o objetivo é atender a toda a comunidade.

Confira todas os locais e horários de cada atividade.

Meio Ambiente

Já no começo da manhã, das 8h às 11h30min, ocorre a Campanha de Recolhimento de Vidros, em frente ao Centro Administrativo, na Rua 14 de Julho, no formato drive-thru. Serão aceitos todos os tipos de vidros, inclusive quebrados, como garrafas, copos, frascos diversos, entre outros, com exceção de lâmpadas e pilhas, que precisam de destinação específica.

Também poderão ser descartados óleo de cozinha (usado), blister de medicamentos (vazios), tampinhas, esponjas usadas e latas e peças de alumínio. Além disso, o grupo voluntário As Andorinhas e o Grupo Escoteiro Guaracy 78, estarão recolhendo Embalagens Cartonadas (Tetra Pack).

Saiba os materias que serão recolhidos clicando aqui.

Saúde

O fim de semana também marca a edição de outubro do Sábado do Trabalhador. O atendimento acontece nas Unidades Básicas de Saúde do Primeiro de Maio, São José, Monte Pasqual, Industrial, América, Medianeira, Cinquentenário, Belvedere, Cruzeiro e Central, com exceção da Vila Esperança e do Burati.

O horário será das 8h às 12h, com atendimento das especialidades de clínico geral, dentista, psicólogo e fisioterapeuta, entre outros. Já no programa Sábado do Trabalhador Rural, a Unidade Móvel de Saúde unidade móvel estará na comunidade de Santos Anjos no mesmo horário das demais Unidades Básicas de Saúde.

Dentro da programação do Sábado do Trabalhador, a Farmácia de Todos, que atende na Rua Tomas Edson, 527, ao lado do Centro Administrativo, irá ter atendimento neste sábado, funcionando das 8h30min às 12h30min para a retirada de medicamentos mediante a prescrição médica.

Confira mais detalhes clicando aqui.

Secretarias nos bairros

Estar próximo e ouvir as demandas da comunidade é uma prioridade da Administração, pensando nisso, ocorre mais uma edição do programa que leva aos atendimentos da Prefeitura até os bairros da cidade. A ação acontecerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinquentenário localizada na Rua Augusto L. Breitembach, 76, e ocorrerá no horário das 10h às 12h.

Durante a ação, os moradores terão a oportunidade de se aproximar dos servidores e tirar suas dúvidas, buscar informações relevantes e fazer solicitações relacionadas a serviços públicos e outras questões pertinentes.

As secretarias presentes oferecerão diversos serviços à disposição dos moradores, com o objetivo de garantir a eficiência na resolução de problemas e aprimorar a qualidade de vida na região.

Saiba quais serviços serão oferecidos clicando aqui.

Dia D da Multivacinação

Chegou a hora de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes de até 15 anos. O Dia D da Campanha de Multivacinação ocorre em todos os Postos de Saúde da cidade, das 8h às 17h. Além disso, neste dia haverá equipes volantes passando pelo interior do município.

Estarão disponíveis todas as vacinas que pertencem ao calendário, além da vacina contra a Covid-19. Vale ressaltar que os pais devem levar obrigatoriamente a Carteira de Vacinação das crianças e adolescentes.

Saiba onde as equipes voltantes estarão clicando aqui.

Cultura

Pelo segundo ano consecutivo, Farroupilha será a sede do 8º Festival de Gaúcho de Dança (FEGADAN) e do 7º Festival Gaúcho de Chula (FEGACHULA). O evento terá início nesta sexta-feira, 20 de outubro, e se encerrará no domingo, 22 de outubro, no Parque Cinquentenário. Vale ressaltar que o evento é aberto e gratuito para toda a população, não sendo necessária inscrição para participar.

O FEGADAN e o FEGACHULA reunirão 47 grupos de danças e mais de 100 chuleadores, vindos de diversas cidades gaúchas e catarinenses. Durante esses três dias, os participantes competirão com paixão e destreza em diversas categorias, demonstrando a riqueza e diversidade das tradições gaúchas.

Confira a programação completa clicando aqui.

Data de publicação: 20/10/2023

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli