Mês terá palestras, rodas de conversas e coletas de exames

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, quando símbolo da campanha – o laço cor-de-rosa – foi lançado e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

Em Farroupilha, uma intensa programação foi pensada para lembrar a passagem deste mês, e ações serão promovidas visando a saúde e o bem-estar da mulher. Entre os destaques, palestras, rodas de conversas, coletas de exames gratuitos e uma campanha de arrecadação de cabelos, perucas e lenços de cabelo.

A Primeira-Dama, Ariane Laura dos Santos Feltrin, que lidera o programa, juntamente com a Coordenadoria da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e a Secretaria da Habitação e Assistência Social, comentou sobre a importância do Outubro Rosa e convidou todas as mulheres a participarem das ações.

“A prevenção é sempre o melhor remédio, toda mulher precisa realizar o autoexame, ter hábitos saudáveis e realizar as consultas com seus médicos regularmente. Porém, sabemos que muitas são acometidas pelo câncer de mama, e foi pensando nisso que estamos com palestras, como a ”Reconstruindo a Autoestima no Pós-Cirúrgico" e "Os Cuidados da Saúde da Mulher no Processo de Envelhecimento", para que possamos abraçar e acolher essas mulheres, mostrando que estando unidas, com sororidade, podemos, juntas, passar por esse momento tão complicado.”, disse.

Vale ressaltar que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Para Maria Isabel Rossetti, Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, o Outubro Rosa é importante para conscientizar as mulheres da importância da prevenção do câncer de mama.

“Fazer o autoexame, adotar hábitos saudáveis e consultar o médico regularmente salva vidas. Para atingirmos maior número de pessoas informadas sobre o assunto, intensificamos ações no mês de outubro e contamos com a participação da comunidade para juntarem-se à causa.”, disse.

Confira a programação do Outubro Rosa em Farroupilha

02 a 31 de outubro – Campanha de arrecadação de cabelos, perucas e lenços de cabelo
Local de entrega: Coordenadoria da Mulher – na Prefeitura Municipal e Liga de Combate ao Câncer de Farroupilha

02 a 31 de outubro - Autocuidado nas Acolhidas Coletivas
Local: CRAS II

04 de outubro – Integração dos serviços à vida – Paróquias Sagrado Coração de Jesus, Jesus Ressuscitado e Bom Pastor, e Ordem Franciscana
Local: Praça da Matriz

08 de outubro – Missa Rosa
Horário: 18h30min
Local: Igreja Matriz de Farroupilha

16 e 19 de outubro – Treinamento Me Respeita
Local: Tramontina

20 de outubro – Os Cuidados da Saúde da Mulher no Processo de Envelhecimento - Enfermeira Isabella Cristina Lopes dos Santos e Fisioterapeuta Jéssica Rosa Vargas Wiethan
Local: Centro de Convivência Idosos

22 de outubro – XX Encontro Municipal de Clubes de Mães de Farroupilha – Distribuição de materiais informativos e de prevenção à saúde da mulher
Local: Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Farrapos

23 de outubro – “Reconstruindo a Autoestima: O Pós-cirúrgico do Câncer de Mama” - Tatiana Henz - Fisioterapeuta Oncológica
Horário – 19h
Local: Loja Pintura Íntima – Rua Júlio de Castilhos, 1154, Centro
Colaboração espontânea: Produtos de higiene íntima feminina

24 de outubro – Treinamento Me Respeita
Local: Sindicato dos Agricultores Familiares de Farroupilha - SINTRAFAR

24 de outubro - Aulão Saúde Física Outubro Rosa - SESC
Horários: 18h - Dance Fit – usando roupa rosa
19h - Fit Training - usando roupa rosa
Local: Estacionamento do SESC

26 de outubro – Palestra: Direitos das Pessoas com Câncer – Advogada Adriane Pereira Lopes
Horário: 19h30min
Local: Salão Nobre
Colaboração espontânea de produtos de higiene feminina.

27 de outubro de 2023 - Palestra e Roda de Conversa Saúde da Mulher
Local: Agência Cresol – Parceria Cresol e EMATER RS/ASCAR