Ato ocorreu na manhã desta segunda-feira, em Porto Alegre

“Cuidar das pessoas, investir nas equipes, olhar com carinho e colher resultados”, foi com essas palavras que o Prefeito Fabiano Feltrin resumiu o recebimento do Selo Ouro UBS Amiga do Idoso, da Rede Bem Cuidar RS, na manhã desta segunda-feira, 25 de setembro, em ato ocorrido em Porto Alegre.

Estiveram presentes na solenidade, além do Prefeito, o Secretário de Saúde, Clarimundo Gründmann, a Diretora-geral da pasta, Silvana de Lima, o Diretor de Departamento Thiago Brambilla, a Diretora-técnica da Associação Pró Saúde e médica de família, Gabriela Müller Lehmen, e parte da equipe de trabalho da UBS do São José, unidade de saúde premiada.

O Selo Ouro é referente ao atendimento, acessibilidade e assistência domiciliar, entre outros, principalmente, com os usuários com mais de 65 anos. A atribuição é feita pela Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa. A entrega do selo foi feita pelo Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e pela Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Farroupilha é um destaque no quesito saúde, com um investimento, somente nos últimos dois anos, maior que os últimos 20 na cidade. Esse investimento carretou em cerca de 107 mil atendimentos a mais nas Unidades Básicas em relação a anos anteriores. Também criou novos serviços como o Bobath e o PICS, por exemplo, além de, no pior momento da pandemia, ter aberto 15 leitos no Centro de Saúde.

Para Feltrin, são ações como essas que colocam Farroupilha em destaque a nível estadual.

“É um reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação, com cuidados, com atenção para quem mais precisa. Capitaneados pelo Secretário Clarimundo, todos os profissionais da saúde tem o compromisso com a população de entregar um trabalho de excelência. E claro, isso reflete em momento como este, de premiação de um trabalho bem realizado. Quero agradecer e parabenizar a todos os envolvidos e garantir que vamos manter o nível para que mais unidades da nossa queria Farroupilha recebam este reconhecimento.”, disse.

Vale ressaltar ainda que na atenção básica, houve ampliações e reformas nos Postos de Saúde, e, no último sábado, 23 de setembro, a entrega de uma nova e moderna Unidade Básica de Saúde para a comunidade do bairro Industrial.

A Administração também pôs em funcionamento a Unidade Móvel de Saúde, levando atendimentos para as áreas do interior de Farroupilha, além da realização de um mutirão de exames e cirurgias que estavam represados desde 2017.

Data de publicação: 25/09/2023

Créditos das Fotos: Cristiano Lemos