Na área da saúde existem três tipos de situações que estão divididas em: Urgência ou Emergência, Não urgente, mas não programável e Programável não urgente.

Você sabia que a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Saúde, da Associação Farroupilhense Pró-Saúde, e o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece diversos tipos de atendimentos, como acompanhamento do pré-natal, para mulheres gestantes, vacinas para crianças e adultos, consultas com clínico geral ou especialistas, atendimento de pacientes que sofreram algum tipo de acidentes entre outros, tudo isso de forma gratuita.

Mas como saber onde procurar cada atendimento? Para isso existem três tipos de situações que estão divididas em: Urgência ou Emergência, Não urgente, mas não programável e Programável não urgente. Por isso, é muito importante antes de ir buscar atendimento, verificar em qual dessas situações se enquadra, dessa forma se otimiza o fluxo e agilidade do atendimento.

Na primeira situação, Urgência ou Emergência, é quando a pessoa necessita de atendimento imediato, nesse caso, o mais indicado é procurar o pronto socorro do Hospital São Carlos, ou ligar para o SAMU (192). São exemplos desse tipo de urgência: acidente de trânsito, suspeita de fratura (osso quebrado), traumatismo craniano (batida na cabeça).

Na segunda, não urgente, mas não programável, o paciente deve se dirigir até o Posto de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF), para uma avaliação inicial, podendo ser atendido no local, ou direcionado para outra unidade, ou ainda encaminhado para o Ambulatório, localizado na Rua Armando Antonello, 384, Bairro São Luiz. Virose, diarreia, vômito, crise de dor nas costas, crise de enxaqueca, gripe, infecção na bexiga, são exemplos desse tipo de situação.

Já na terceira, Programável e não urgente, é quando você precisa de atendimento nos próximos dias ou durante a semana, ou seja, o paciente pode buscar o atendimento presencialmente em um  dos Postos de Saúdes (UBS)  ou ESF do município, ou ainda agendar pelo telefone: 0800-440-7990, a consulta será marcada no prazo de 3 a 6 dias. São exemplos dessa situação, revisão de pressão alta e diabetes, solicitação de exames, tratamentos de enxaquecas ou dores crônicas, renovação de receitas.

Outra questão que destaca a Diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Silvana de Lima, é a importância do paciente estar com seu cartão do SUS, e seus dados atualizados, isso agiliza e facilita o atendimento.

Data de publicação: 10/03/2023

Créditos: Adriano França

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli

Compartilhe!