Dados foram divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística

Foram divulgados na última sexta-feira, 15 de dezembro, o ranking municipal de atividade econômica, elaborados pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes aos anos de 2020 e 2021.

Em 2020, Farroupilha aparecia como a 22ª economia do Estado do Rio Grande do Sul, já em 2021, a cidade conquistou uma colocação, sendo a 21º melhor colocada. Com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ R$ 3.603.714 em 2020, a cidade passou para R$ 4.398.447 no ano seguinte, tem uma participação de 0,76% no PIB do Estado.

O Prefeito Fabiano Feltrin comentou sobre o crescimento.

“Sabemos que foram pouquíssimos os municípios que tiveram um crescimento, principalmente nestes anos de referência, já que vivíamos um momento de pandemia, com negócios passando por dificuldades, pessoas perdendo seus empregos, então, é um número que precisamos comemorar muito. Os dados apontam que mais de 60% das Prefeituras no Brasil estão com as despesas maiores que as receitas, e aqui em Farroupilha, com a nossa politica de cuidado com o dinheiro público e de fomento de novos negócios, como a abertura de uma empresa em menos de 10 minutos sendo feita de forma on-line, conseguimos superar esse momento e ter um PIB acima da média. Esse é um fato que nos enche de alegria e de orgulho.”, disse.

Ainda conforme os dados apresentados, o Rio Grande do Sul ultrapassou o Paraná e se apresenta com a quarta maior participação na atividade econômica do país.

Data de publicação: 18/12/2023

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli