A previsão é que partir do dia 1º de fevereiro, já não seja mais utilizado a abertura de processos pelo sistema antigo (Multi24), e tudo passe a ser protocolado pelo SEI.

A prefeitura de Farroupilha está realizando o processo de implementação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que vem substituir o sistema Multi, utilizado atualmente. A implantação no município iniciou no dia 28 de abril de 2022, em alguns departamentos e secretarias e vem sendo gradativamente ampliado de acordo com as demandas de cada departamento e secretaria.

O SEI é um sistema de protocolo e armazenamento de documentos de processos administrativos, desenvolvido por servidores do Tribunal Regional da 4ª Região de Porto Alegre, e foi cedido através de um termo de acordo com custo zero para o Município de Farroupilha. Muitos outros órgãos públicos de diversas prefeituras, autarquias, instituições públicas, governos de estados, ministérios, como por exemplo, as prefeituras de SP e POA, ANATEL, Ministério da Economia e a Presidência da República.

Podendo ser utilizado tanto pelos servidores internos como pelos contribuintes do município tornando os processos mais ágeis, o SEI serve como uma outra porta tecnológica para o cidadão, que vai agilizar e facilitar a vida de todos.

O balcão do protocolo e expediente continuará funcionando normalmente para atendimento a quem não tiver acesso ou tiver dificuldade com a tecnologia, com a implantação do SEI, o cidadão fica isento de qualquer pagamento de taxa que anteriormente era de R$ 18 reais.

Como se cadastrar no SEI?

Na área do SEI, dentro do site da prefeitura, tem o link do manual do usuário externo que vai ensinar desde a parte do cadastro do usuário, a parte de procuração eletrônica, vinculação com uma pessoa jurídica, ensina com fazer os peticionamentos novos e intercorrentes. Confira o manual no final da notítica.

Esse cadastro pode ser feito diretamente pelo site, fazendo o pré-cadastro, onde o cidadão receberá um e-mail com as orientações e os documentos que ele precisa anexar para liberar o cadastro, que deverá preencher o termo de concordância e veracidade onde ele se compromete de que forma ele vai usar o SEI.

O cidadão recebe uma senha de uso pessoal e junto com o termo que deve ser preenchido digitalmente e assinado digitalmente, deve ser anexado uma cópia de documento com foto contendo RG e CPF e um comprovante de endereço, que não precisa ser de Farroupilha, o cidadão de qualquer lugar do Brasil pode se cadastrar desde que ele mande o local do seu domicílio, para que o município tenha um cadastro da localização do cidadão.

Acesse o link e faça seu cadastro SEI: https://farroupilha.rs.gov.br/servico/visualizar/id/1092/?sei---sistema-eletronico-de-informacoes.html

Data de publicação: 31/01/2023