Os produtores interessados em participar devem possuir nascentes passíveis de proteção

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Cooperativa Sicredi Serrana está implementando um projeto regional que visa proporcionar acesso à água de qualidade para famílias rurais. O projeto tem como objetivo principal a conservação dos recursos hídricos e ambientais, por meio da implantação de sistemas de captação de água de nascentes e da restauração de suas Áreas de Preservação Permanente (APPs) em propriedades rurais da região.

Em Farroupilha o projeto está em andamento, e vem para beneficiar produtores da zona rural com a proteção das nascentes. Dentre as ações realizadas, estão previstas visitas técnicas, análises de água, capacitações teórico-práticas, elaboração de projetos técnicos e regularização do uso dos recursos naturais.

Até o momento, o projeto já protegeu quatro nascentes nas localidades de Linha Ely, Linha 30 e Capela de Todos os Santos. A Emater/RS-Ascar, será responsável pelo trabalho em 23 propriedades rurais que servirão como Unidades de Referência, além de outras 115 propriedades em 23 municípios das regiões de Caxias do Sul e Lajeado. No total, serão beneficiadas 138 propriedades ao longo dos três anos de duração do projeto.

Os produtores interessados em participar do projeto e que possuam nascentes passíveis de proteção podem entrar em contato com os parceiros através dos seguintes telefones: Emater (54) 3261-1735, Sicredi (54) 3906-8700 e Secretaria de Agricultura (54) 98404-5561 e (54) 99636-4253.

Data de publicação: 04/08/2023

Créditos: Schaiane Sacramento