As agendas seguem em Brasília nesta quarta e quinta feira

A jornada das lideranças da Região Nordeste do Rio Grande do Sul teve início na Capital Federal, na manhã desta terça-feira, 28 de fevereiro. Por volta das 08h, os integrantes da comitiva estiveram reunidos com a bancada gaúcha.

Na sequência, foram até o Ministério do Turismo, onde participaram da primeira agenda oficial em Brasília.

No primeiro encontro, foi apresentado ao grupo o Plano de Ação 2023, onde constam as demandas dos municípios com a espera federal. Esse documento é derivado do projeto especial “Agenda Eleições 2022”, construído pelo MobiCaxias em conjunto com gestores municipais da região. A estratégia é dividida em seis eixos. São eles: saúde, instraestrutura regional, desenvolvimento econômico e sustentável, educação, turismo e gestão pública e segurança.

O prefeito de Farroupilha e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), Fabiano Feltrin, é um dos coordenadores do grupo. Ele destacou a importância das pautas serem expostas ao novo governo federal. Feltrin entende que esse movimento é fundamental para dar avanço na busca de recursos para região.

Após o alinhamento, a comitiva foi recebida no Ministério do Turismo. Neste eixo, duas demandas foram elencadas. O auxílio para que a Serra Gaúcha possa implementar estratégias de Destinos Turísticos Inteligente por meio da disponibilização de recursos para fomentar o turismo e a cadeia produtiva. Além disso, firmar novos acordos de cooperação para desenvolvimento do trade e novos roteiros para região.

A manhã terça-feira encerrou com a participação de todos os integrantes na reunião da embaixada africana, conduzida pelo Decano Embaixador de Camarões, Martin Mbeng.

Durante a tarde, a comitiva seguiu em visita aos 3 senadores gaúchos, Luis Carlos Heinze, Hamilton Mourão e Paulo Paim. Também foram feitas visitas na câmara federal.

O principal destaque ficou para o início da noite, quando as lideranças da serra gaúcha foram recebidas pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Entre as pautas, o apoio e alinhamento com o vice presidente e ministro para os projetos do aeroporto de Vila Oliva e porto de Arroio do Sal. Também foram abordados a pauta da saúde e incentivo para as empresas gaúchas a exportarem seus produtos.

As agendas seguem em Brasília nesta quarta e quinta feira.

Data de publicação: 01/03/2023