Novo acesso dever liberado nos próximos dias

A Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias de Obras e Trânsito e Urbanismo e Meio Ambiente, informa que as obras na Avenida Armando Antonello estão em sua fase final. As intervenções de pintura da sinalização horizontal e a colocação das placas de sinalização vertical são o último passo para a liberação do trânsito na via.

Visando essa liberação, um novo relatório de capacidade de caminhões foi realizado no trecho. Novamente, o documento assinado pelo Engenheiro Especialista em Transporte, Luiz Carlos Matias, apontou que a via possuí uma inclinação de 12º no trecho entre a RSC-453 e a Rua Monsenhor Tiago Bombarelli.

Segundo estudos feitos no Brasil, ruas com inclinações acima de 15º normalmente estão interditadas para a subida de caminhões. Portanto, com esta inclinação é possível a subida de caminhões dentro das especificações classificadas pela Resolução Contran nº 882 de 13/12/2021. Visando a segurança dos condutores, haverá a proibição apenas de caminhões com peso superior a 30 toneladas.

Com a finalização, uma das principais mudanças é que a rua passará a ser preferencial no cruzamento com a Rua Júlio de Castilhos.

Para o condutor que trafegar sentido centro ao bairro, será instalado placas de sinalização e a pintura de PARE no chão, além das setas indicativas de sentido para quem desejar acessar a Avenida Armando Antonello e seguir em direção a RSC-453, ou então seguir pela Rua Vicentina. Vale lembrar que a última quadra da Rua Júlio de Castilhos mantém o seu trânsito em mão dupla, até o entroncamento com a rodovia estadual.

O Secretário de Obras e Trânsito, Argídio André Schmitz, comentou sobre a mudança.

"A ampliação da Avenida Armando Antonello será um marco em Farroupilha. Era natural essa mudança de preferência no fluxo de veículos para podermos dar mais fluidez ao trânsito. Nós pensamos em todo o projeto de sinalização como uma forma de facilitar e dar segurança para quem trafega pelo local. Farroupilha ganhará uma nova entrada reformulada, segura, sinalizada e iluminada que vai beneficiar a toda a comunidade”, disse.

Além de uma nova pista, que servirá de acesso para quem chega a Farroupilha via RSC-453 e deseja seguir para a região do bairro São Luiz, por exemplo, desafogando o trânsito na região central, a Avenida Armando Antonelo recebeu também a instalação do passeio público, que conta com piso tátil, a colocação de grama nos canteiros centrais e a nova iluminação, que terá postes com lâmpadas de led, que além de ter mais durabilidade, conferem uma melhor iluminação para quem passa pela via.

Data de publicação: 18/05/2023

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Gabriel Gabrielli

Compartilhe!