Mudanças significativas implantadas desde 2015 estão gerando ótimos resultados para o município Agilidade, simplificação e desburocratização. Essas palavras já são marcas de Farroupilha quando se fala em abertura de empresas.
Mudanças significativas implantadas desde 2015 estão gerando ótimos resultados para o município
Agilidade, simplificação e desburocratização. Essas palavras já são marcas de Farroupilha quando se fala em abertura de empresas. Dados do mês de setembro apontam que 91,5% dos novos empreendimentos de baixo e médio risco recebem seu alvará de funcionamento em até 12 horas; 96,8% em até 24 horas e 100% em até 48 horas.
Em cinco anos, Farroupilha reduziu tempo de emissão de alvarás em 800%
O resultado é fruto de diversas iniciativas do poder público realizadas desde 2015, como a implantação do Programa Inova Farroupilha, a revisão e aperfeiçoamento de todos os passos necessários para abrir uma empresa, a adesão a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), a criação da Sala do Empreendedor, e mais recentemente, o Alvará Digital 4.0, que permite que todo o processo de requerimento e liberação de alvará seja feito online.
Todo o investimento realizado está gerando ótimos resultados para o município e seus moradores. Além de se tornar referência para o Brasil , receber visitas de outros estados , ganhar prêmios , Farroupilha passou a atrair novos negócios, que estão diversificando a matriz econômica, gerando empregos e consequentemente aumentando o poder de compra dos farroupilhenses.
“O processo facilitado atraiu muitas empresas para nossa cidade, de diferentes ramos e porte, como redes de supermercados, hotéis, cooperativas, lojas de eletrodomésticos, de materiais de construção, academias, serviços de alimentação, construtoras, entre outras. Isso está melhorando a empregabilidade e fazendo a economia girar”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Roque Severgnini.
Fica evidente a importância que Farroupilha atribui ao empreendedorismo e a ênfase que o município dispensa à inovação em seus processos, tornando mais ágil a tramitação dos mesmos e permitindo que as empresas abram as portas logo após o início de sua formalização. Atualmente, a cidade possui 9.431 empresas, sendo 2.734 Microempreendedores Individuais (MEIs). Somente em 2019, até setembro, 459 novas empresas abriram e prosperaram.
A onda de empreendedorismo e inovação vai ao encontro da instalação da unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Farroupilha. O Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit/UFRGS, que será concretizado por meio de ações em conjunto com parceiros locais e a futura disponibilização de estrutura física, centralizará e coordenará ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores.
“O Parque Zenit é um expoente dos conhecimentos gerados na UFRGS, uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do Brasil, enquanto Farroupilha está na vanguarda de iniciativas em prol de um desenvolvimento local rápido e sustentável. A união entre o know-how do Parque e o potencial do empreendedorismo inovador na Serra Gaúcha é uma grande oportunidade para a geração de riqueza, desenvolvimento e bem-estar social”, destaca o Prefeito Claiton Gonçalves.
Texto: Renata Parisotto
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
renata@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 14/10/2019