Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou na noite desta terça-feira, 25, no Auditório do Cesf, a audiência pública para apresentação do Plano Diretor de Mob...

Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou na noite desta terça-feira, 25, no Auditório do Cesf, a audiência pública para apresentação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana. A apresentação foi feita pelo Arquiteto e Urbanista Edson Marchioro, proprietário da empresa responsável pelo desenvolvimento dos Planos Municipais de Farroupilha.

O Plano de Mobilidade Urbana tem como seu principal objetivo proporcionar o acesso a toda a população às oportunidades que a cidade oferece com a oferta de condições adequadas no exercício da mobilidade da população e as logísticas de circulação de bens e serviços. O Plano de Mobilidade Urbana de Farroupilha integrará os seguintes projetos:

• Projeto Calçada Legal
  • Projeto da Rede Cicloviária Integrada
  • Projeto de Reestruturação do Transporte Coletivo (será apresentado em audiência publica no dia 09 de dezembro)
  • Projeto de Tratamento de Pontos Críticos

CALÇADA LEGAL

O Projeto Calçada Legal de Farroupilha tem em vista a implantação de passeios acessíveis, aprimorando a circulação dos pedestres nas vias urbanas do município, organizando usos do espaço público e a posição de elementos que equipam as calçadas da cidade. O Programa Calçada Legal visa trabalhar o contexto urbano das calçadas e REDE CICLOVIÁRIA INTEGRADA através do conceito de desenho universal simplificando as rotas de pedestres e aplicando os elementos disponíveis de acessibilidade – rampas, sinalização e pavimentação.

REDE CICLOVIÁRIA INTEGRADA

O uso crescente de bicicletas nos centros urbanos tem se mostrado uma alternativa sustentável para os deslocamentos individuais. Para que a bicicleta seja vista como meio de transporte para diferentes atividades e classes sociais, é necessário revisar o desenho urbano e as formas de ocupação do espaço coletivo. Para o Município de Farroupilha, é necessária a formação e consolidação de um desenho urbano que contemple esse modal através da humanização do trânsito e promovendo o respeito às necessidades das pessoas na cidade.

Dessa forma, será possível implementar REDE CICLOVIÁRIA INTEGRADA, que são vias de tráfego adaptadas ao uso seguro das bicicletas, na forma de desenvolvimento e aprimoramento de ações que venham a favorecer o uso da bicicleta como modal de transporte na cidade. Para atender e conquistar novos adeptos em Farroupilha é importante investir na infraestrutura, com sinalização, bicicletários, paraciclos e propagandas de incentivo. A montagem de uma rede de vias, conectando locais de interesse, com a casa, trabalho e a integração com os demais modais.

TRATAMENTOS DOS PONTOS CRÍTICOS

O Tratamento dos Pontos Críticos lança diretrizes no tratamento de conflitos intermodais na circulação urbana, fazendo a interface entre os projetos de desenvolvimento do município e os projetos envolvidos no Plano de Mobilidade Urbana de Farroupilha.

Foram listados 48 pontos críticos a partir da análise do diagnóstico da demanda atual e prognósticos futuros nos pontos críticos do trânsito e suas relações com pedestres e veículos, foram formuladas macro diretrizes para o Tratamento de Pontos Críticos.

Confira aqui a apresentação completa doPlano de Mobilidade Urbana de Farroupilha.

Após a audiência pública, o projeto será encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social