Foto: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação Com o objetivo de traçar os rumos do setor do município para os próximos quatro anos, foi apresentado oficialmente na tarde desta quarta-feira, 22, o Plano Municipal de Turismo.

Foto: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação

Com o objetivo de traçar os rumos do setor do município para os próximos quatro anos, foi apresentado oficialmente na tarde desta quarta-feira, 22, o Plano Municipal de Turismo. O documento faz parte do estudo completo sobre o planejamento da cidade, que inclui ainda os Planos Municipais de Mobilidade Urbana, Arborização, e Transporte Coletivo e Diretor. “É uma alegria presenciar a revisão de todos os planos e criação de diversos outros de tamanha importância e que serão vividos daqui para frente”, destacou o Secretário Municipal de Planejamento, Deivid Argenta.

No mesmo sentido, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli falou da importância desse novo passo. “É uma satisfação ter diretrizes estabelecidas para os próximos anos, pois o turismo influencia até mesmo quem não está envolvido diretamente no setor, traz emprego, renda, pessoas para almoçar e jantar em nossos restaurantes, para ficar nos hotéis, isso gira a economia. O turismo hoje tem pouca participação na economia de Farroupilha, mas a cidade tem um grande potencia para mudar isso”.

A Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Lucia Cristina Portolan Lorandi, ressaltou a necessidade de pensar o futuro, levando em conta as características do município. “Toda e qualquer transformação de uma cidade deve ser articulada pensando no turismo e patrimônio histórico que constituem nossa região”. O Prefeito Claiton Gonçalves lembrou que é preciso lapidar os atrativos que a cidade já possui e aproveitar o potencial de pontos como o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e a grande produção de uvas moscatéis.

Em seguida, Edson Marchioro – proprietário da empresa responsável pelos Planos Municipais e Márcia Godinho e Tânia Brizzola – da Prisma Consultoria, apresentaram os resultados dos estudos. Eles apontam para a organização da oferta e da demanda do destino e suas potencialidades para o turismo, mantendo o foco em segmentos específicos que moldam a essência da atividade no município: o Turismo Religioso, o Turismo de Compras e o Enoturismo.

Confira o Plano Municipal de Turismo no link APRESENTACAO DO PMT FARROUPILHA

Texto: Renata Parisotto