Valor de R$ 5,1 mil será pago em parcela única

A Prefeitura de Farroupilha informa que o Governo Federal publicou a Medida Provisória 1.228, de 6 de junho de 2024, nesta sexta-feira, 07 de junho, que trata sobre a disponibilização do Auxílio Reconstrução, uma medida de apoio financeiro destinada às famílias desalojadas ou desabrigadas pelas condições climáticas adversas que ocorreram no Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio.

Este auxílio oferece um valor de R$ 5.100,00, pago em uma única parcela, para ajudar na recuperação e reconstrução de suas vidas e lares.

A operacionalização do pagamento ficará sob a responsabilidade do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e será pago pela Caixa Econômica Federal por meio de conta poupança social digital.

O que é o Auxílio Reconstrução?

O Auxílio Reconstrução é um apoio financeiro disponibilizado exclusivamente pelo Governo Federal para famílias que foram obrigadas a abandonar suas casas, temporária ou definitivamente, devido às condições climáticas adversas que afetaram diversas áreas do Rio Grande do Sul.

Quem tem direito?

As famílias que residem em áreas atingidas pelas condições climáticas adversas e que precisaram deixar suas casas, seja para buscar abrigos ou a casa de amigos e parentes, nos municípios que declararam situação de calamidade ou emergência, têm direito ao auxílio.

Existe alguma regra para uso do dinheiro?

Não há regras específicas para o uso do Auxílio Reconstrução. O valor é destinado para que as famílias possam substituir bens perdidos ou realizar pequenas reformas, conforme suas necessidades.

A Prefeitura está comprometida em fornecer todo o suporte necessário para que as famílias afetadas possam acessar o Auxílio Reconstrução de maneira rápida e eficiente. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Habitação e Assistência Social do município pelo telefone (54)997054445.

Data de publicação: 07/06/2024

Créditos: Cristiano Lemos