Após uma semana de testes, novo modelo mostrou-se efetivo junto à comunidade

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Habitação e Assistência Social informa que a partir do dia 02 de junho, as emissões da Carteira de Identidade serão feitas apenas e exclusivamente de forma presencial, com a distribuição de 28 senhas diárias. Com isso, os agendamentos realizados por telefone serão suspensos nesta data. Atendimentos já agendados até o dia 30 de maio ocorrerão normalmente.

A entrega das senhas será por ordem de chegada, a partir das 8h30min, na própria secretaria, localizada na Rua Tiradentes, 411, com o primeiro atendimento sendo realizado a partir das 9h.

Durante a última semana, com o objetivo de agilizar os atendimentos, iniciou-se uma fase de testes, com os agendamentos que ocorriam via telefone sendo atendidos pela parte da manhã e com a distribuição de 18 senhas, por ordem de chegada, na parte da tarde. Conforme a titular da pasta, Anita Maio Pasqual, esse modelo se mostrou efetivo, levando o Poder Público a implementá-lo de forma definitiva a partir do próximo mês.

“Estamos sempre em busca de melhorar a prestação deste serviço, que é responsabilidade do Governo do estado, para a nossa comunidade de Farroupilha. Tivemos uma boa aceitação deste modelo presencial na última semana. Não houve grandes filas, e quem necessita tem a oportunidade de buscar a sua senha, realizar seus afazeres e retornar no horário marcado. Esperamos assim poder atender a toda nossa demanda e evitar faltas como ocorria nos agendamentos telefônicos.”, disse.

Um levantamento da pasta apontou que apenas na primeira quinzena do mês de maio, entre os dias 02 e 16, um total de 46 pessoas faltaram aos agendamentos para a confecção da Carteira de Identidade em Farroupilha. O número representa 14,92% do total de agendamento para este período, considerado alto para a demanda que a cidade absorve.

O número de faltas também é apontado como uma justificativa para a implementação do atendimento presencial, já que, ainda de acordo com Anita, cada falta representa não apenas um atendimento que deixa de ser feito, mas também um desperdício de tempo dos servidores lotados para este trabalho, além de atrasar os processos já correntes.

Vale ressaltar que a Prefeitura vem buscando junto ao Governo do Estado uma solução para a confecção dos documentos no município através do pedido de mais equipamentos, possibilitando o aumento das atuais 28 vagas diárias.

O Instituto Geral de Perícias é um órgão ligado a Secretária da Segurança Pública do Governo do Estado do Rio do Sul, responsável pelas emissões dos documentos. Atualmente, a Prefeitura de Farroupilha cede apenas o espaço e dois Servidores para a elaboração do serviço.

Data de publicação: 28/05/2025

Créditos: Cristiano Soares Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti