Sistema misto com senhas e agendamentos começa em 20 de maio e busca reduzir filas e agilizar o serviço até que o Estado amplie a estrutura local.

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Habitação e Assistência Social, informa que os agendamentos para a confecção das Carteiras de Identidade terão uma mudança em sua sistemática a partir do dia 20 de maio. Com o objetivo de agilizar os atendimentos, a parte da tarde será reservada para atendimentos por ordem de chegada e com a distribuição de senhas. Durante a manhã, seguem os atendimentos que foram agendados via ligação.

Conforme a Secretária Anita Maioli Pasqual, serão 18 senhas, que começarão a ser distribuídas a partir das 11h, na própria secretaria, localizada na Rua Tiradentes, 411, com o primeiro atendimento sendo realizado a partir das 11h40min.

“Será uma fase de testes. Nosso objetivo é tentar agilizar o atendimento para a diminuição da grande demanda que temos com relação a este atendimento com um formato que poderá auxiliar a comunidade que necessita do documento. Estamos buscando alternativas até que o Estado faça um movimento para aumentar o número de atendimentos em Farroupilha”, disse.

Quem buscar o atendimento através das senhas distribuídas, deverá portar CPF, certidão atualizada com número de matrícula conforme o estado civil (caso tenha tido alguma alteração no estado civil, é necessário constar as averbações na certidão). É importante que a certidão esteja além de atualizada, em perfeitas condições, sem rasgos, fitas, rasuras ou plastificadas. Cópias serão aceitas apenas se forem autenticadas.

As primeiras vias do documento e solicitações para maiores de 65 anos não têm custo. Segunda via do modelo nacional tem o custo de R$ 95,03. A adesão do modelo novo de identidade tem que ser feita até 2032 de acordo com o vencimento da última identidade (validade de 10 anos a partir da data de. Emissão). Crianças menores de 12 anos no modelo novo é válido apenas por 5 anos, sendo a primeira via gratuita e as demais renovações com taxa.

Vale ressaltar que a Prefeitura vem buscando junto ao Governo do Estado uma solução para a confecção dos documentos no município através do pedido de mais equipamentos, possibilitando o aumento das atuais 28 vagas diárias.

O Instituto Geral de Perícias é um órgão ligado a Secretária da Segurança Pública do Governo do Estado do Rio do Sul, responsável pelas emissões dos documentos. Atualmente, a Prefeitura de Farroupilha cede apenas o espaço e dois Servidores para a elaboração do serviço.

Data de publicação: 15/05/2025

Créditos: Cristiano Soares Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti