Nova ferramenta permite que solicitação seja feita on-line
Em janeiro foram 42 registros e 32 medidas protetivas; em fevereiro, 47 registros e 38 medidas protetivas e em março 35 casos registados, com 27 medidas protetivas.
Dentro deste contexto, desde a última semana está em funcionamento a Medida Protetiva Online, uma ferramenta digital idealizada pela Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul que permitirá o pedido de medidas protetivas pela internet, de forma rápida e segura. O objetivo é promover mais acessibilidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica.
Dados da Polícia Civil apontam que 93% das vítimas deixaram de denunciar os agressores especialmente por medo, sendo que a possibilidade do registro pela internet visa solucionar essa dificuldade, uma vez que a vítima não precisa comparecer ao órgão policial, conforme explica a Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Silvana de Lima.
“A Medida Protetiva Online é uma ferramenta que irá encorajar e dar mais segurança para as vítimas de violência doméstica. Hoje, muitas mulheres, seja por vergonha ou por medo, acabam não registrando os casos. Acredito que o uso da tecnologia para este tipo de situação é uma importante ferramenta para seguirmos combatendo os casos de violência contra a mulher. Saliento ainda que a Coordenadoria da Mulher está sempre de portas abertas para qualquer tipo de informação, prestando todo apoio necessário às vítimas.”, disse.
Entre os pedidos que podem ser realizados estão: afastamento do lar; proibição de o suspeito manter contato e de se aproximar da vítima e de seus familiares; proibição de frequentar determinados lugares; restrição de posse ou porte de armas; restrição ou suspensão das visitas a menores; e pensão alimentícia.
Vale lembrar que ocorrências envolvendo casos graves e urgentes, tais como homicídios, feminicídios, estupros, sequestro e cárcere privado, ficam restritas ao atendimento presencial
Para acessar a Medida Protetiva Online, basta entrar no site da Delegacia Online e clicar no ícone Delegacia de Polícia Online da Mulher (https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/delegaciadamulher/main).
Data de publicação: 29/04/2025
Créditos: Cristiano Soares Lemos
Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti