Prefeito esteve reunido com Secretários Estaduais e o Cônsul Geral da Itália no Estado

O Prefeito de Farroupilha Jonas Tomazini esteve em Porto Alegre durante essa terça-feira, 28 de janeiro, cumprindo uma extensa agenda com Secretários Estaduais e representante de entidades em reuniões e debates de assuntos de interesse da municipalidade, além pautas relacionadas as comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

Pela manhã, Jonas esteve com o Secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, o Secretário Adjunto Mário Ikeda, e o Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Fernando Antônio Sodré de Oliveira, onde foram tratados assuntos relacionados ao efetivo e as estruturas da segurança pública do município, além de assuntos gerais como a emissão de Carteiras de Identidade em Farroupilha.

Já a tarde as visitas foram relacionadas aos 150 anos da Imigração Italiana. O prefeito esteve com na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, com o titular da pasta e Presidente da Comissão Oficial dos Festejos, Fabrício Guazzelli Peruchin, onde recebeu a informação que o Encontro das Tradicionais Italianas (ENTRAI), que ocorre em Nova Milano, berço da Imigração Italiana no RS, entre os dias 09 e 18 de maio, está incluído, de forma oficial, no Calendário de Eventos Oficial das comemorações.

A comitiva Farroupilhense também fez a entrega do convite oficial para a abertura do Entrai e recebeu sinalização positiva da participação do Secretário

O convite também foi estendido ao cônsul-geral da Itália no Estado, Valerio Caruso, com quem o Prefeito teve um encontro durante a tarde, de quem também recebeu a confirmação da presença. Caruso ainda relatou sobre seu apreço pelo ENTRAI, onde já esteve, pela culinária e pela sua experiência com Farroupilha em outras oportunidades.

“Estamos contentes de convidas o cônsul-geral para estar novamente em Nova Milano participando da abertura do Entrai. E neste 2025, ainda mais especial, por estarmos em meio as comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana, podendo festejas nas ruas de Nova Milano, local da chegada dos primeiros imigrantes com as famílias de Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico, que deram início ao que temos hoje, uma região próspera, de muito trabalho, e uma terra de muitas conquistas,”, disse Jonas.

Os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul serão marcados por uma série de eventos comemorativos para valorizar as tradições, a cultura e a história da imigração, fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Itália. O objetivo é promover ações nas regiões de origem italiana e consolidar uma agenda de festejos no Estado, cuja população com ascendência italiana ultrapassa 4 milhões de gaúchos e que tem Farroupilha reconhecida como o Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

Data de publicação: 29/01/2025

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Lucas Benvenutti