Atividades ocorrem na Praça da Matriz e na Casa de Cultura
Na Praça serão distribuídos material informativo sobre a doença, prevenção e tratamentos, além da entrega gratuita de preservativos masculinos e a verificação de pressão arterial para a comunidade. Já na Casa de Cultura, em salas individuais, mantendo sempre o sigilo pessoal, serão feitos testes rápidos, com o resultado sendo entregue em 10 minutos.
Vale ressaltar que, em caso positivo, a pessoa já recebe o acolhimento necessário e será encaminhada para o Serviço de Assistência Especializada (SAE), para consulta e início do tratamento necessário.
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus que causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Ele age no organismo enfraquecendo o sistema imunológico, tornando-o mais suscetível a doenças e infecções.
Em Farroupilha, nos último dois anos foram registrados 48 casos positivos de HIV. Em 2023 foram 25 casos, com três gestantes infectadas e cinco crianças expostas ao vírus. Já em 2024, dados da pasta da Saúde apontam para 20 casos confirmados, com três gestantes e quatro crianças expostas.
Já a nível Estadual, os dados do boletim epidemiológico de 2023 (último divulgado oficialmente pelo Ministério da Saúde) indicam que houve uma redução de 45,2% entre os anos de 2012 e 2022 na taxa de detecção de Aids no Rio Grande do Sul.
Apesar disso, o Estado ainda tem uma taxa superior à do Brasil, apresentando a sexta taxa mais elevada entre os estados brasileiros.
Data de publicação: 03/12/2024
Créditos: Cristiano Lemos
Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti