Previsão é que estação seja marcada por fortes ondas de calor que podem afetar os animais

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, faz um alerta para os tutores de pet em virtude das previsões climáticas para os próximos meses que apontam um verão de muito calor, fator que pode impactar os animais.

Com os dados apontando para um La Niña mais intenso desde setembro, a tendência é a de que os períodos de seca sejam maiores, e as ondas de calor extremo mais frequentes, o que já deve ocorrer no verão de 2025. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com base em dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 foi o ano mais quente da história do planeta. A média no Brasil foi de 24,92 ºC. No ano anterior, em 2022, havia sido de 24,07 ºC., tendência que deve se manter nos próximos meses.

Os animais de estimação, como cães e gatos, não transpiram como os humanos, para a regulação da temperatura corporal. Para eles, esse processo se dá, principalmente, por meio da respiração, por isso, em dias quentes, quando ofegantes e com a boca aberta, eles tentam diminuir a sua temperatura corporal, na intenção de se refrescar.

Contudo, durante os dias muito quentes, apenas essa capacidade natural pode se tornar insuficiente e levar o animal a um processo de hipertermia (situação em que o corpo apresenta um aumento acentuado da temperatura) e este quadro é considerado de emergência.

Com isso é importante manter o animal sempre hidratado, com água limpa, fresca e disponível ao longo de todo o dia. Já os passeios e práticas de exercícios devem ocorrer preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde, evitando os horários entre as 10h e 17h. Banhos são sempre refrescantes e uma ótima saída para proporcionar mais conforto nos dias quentes, por isso, adote uma rotina de banhos regulares para o seu pet.

Animais de focinho curto, idosos, com sobrepeso, com problemas cardíacos ou respiratórios devem ter atenção especial nos dias quentes, pois geralmente são mais suscetíveis a hipertermia. Por isso, com esses grupos específicos, limite os exercícios, faça mais pausas entre os passeios e exercícios, ofereça mais água.

Seguindo essas dicas, é possível garantir a saúde, a tranquilidade e o bem-estar dos amigos peludos na estação mais quente do ano.

Data de publicação: 01/11/2024

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli