Município havia encaminhado ofício com pedido ao Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Habitação e Assistência Social informa que o Governo Federal prorrogou o prazo para que seja realizado o cadastramento de famílias aptas a recebem o Auxílio Reconstrução. A medida atende a um pedido feito pelo Poder Público Municipal – e por outras Prefeituras do Rio Grande do Sul – que encaminhou um ofício solicitando a prorrogação para o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Antônio Waldez Góes Da Silva, na segunda-feira, 25 de junho, um dia antes do prazo final.

O pedido estava baseado no tempo hábil para a busca das famílias que tem direito aos valores, que são de R$ 5,1 mil, pagos em parcela única, uma vez que o acesso ao município de Farroupilha foi liberado apenas no dia 07 de junho de 2024, o que impossibilitou o rápido cadastramento, visando garantir a transparência das informações prestadas.

O Auxílio Reconstrução é um apoio financeiro disponibilizado exclusivamente pelo Governo Federal para famílias que foram obrigadas a abandonar suas casas, temporária ou definitivamente, devido às condições climáticas adversas que afetaram diversas áreas do Rio Grande do Sul.

Tem direito ao auxílio as famílias desabrigadas ou desalojadas, nos municípios que declararam situação de calamidade ou emergência e que precisaram deixar suas casas, seja para buscar abrigos ou a casa de amigos e parentes.

Data de publicação: 26/06/2024

Créditos: Cristiano Lemos