Números são referentes as consultas médicas, consultas odontológicas, fisioterapia e psicologia.

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Associação Farroupilhense Pró Saúde, informa que dados levantados apontam que mais de 18 mil pessoas não compareceram às consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde ao longo do ano de 2022.

De todos os atendimentos que foram agendados na cidade ao longo do ano, 18.988 mil pessoas não compareceram, o que representa 16,57% do total. Os números são referentes aos atendimentos de consultas médicas, consultas odontológicas, fisioterapia e psicologia.

Neste começo de 2023, os números também são preocupantes. Somente no primeiro trimestre, os dados apontam para 4.541 faltas em consultas. Este montante representa 14,23% do total, seguindo a média do ano passado.

O Diretor de Departamento da Secretaria de Saúde de Farroupilha, Thiago Brambilla, comentou sobre as faltas.

”Estas faltas geram, além de outros problemas, prejuízos financeiros para a cidade, umas vez que os profissionais da saúde recebem seus vencimentos mesmo sem terem atendido ao paciente. Os atendimentos são agendados durante a semana e mesmo com uma distância curta entre este o atendimento, as faltas ainda ocorrem em grande quantidade, e isso impacta também no número de pacientes que deixam de receber atendimento, pois as agendas lotam e alguns paciente não conseguem realizar o seu agendamento”, salientou.

A diretora-técnica do Pró-Saúde e médica de família, Gabriela Müller Lehmen, falou sobre a importância dos atendimentos, dos programas criados para atender a população e os prejuízos no atendimento que a cidade sofre com as faltas.

“Desde a chegada da pandemia, muitas demandas ficaram reprimidas. O acesso aos serviços de saúde é uma das dimensões mais importantes ao se avaliar a qualidade desses serviços. Por isso, a Secretaria da Saúde e o Pró-Saúde vêm adotando diversas estratégias para extinguir essas barreiras e facilitar o acesso da população ao atendimento. Isso inclui desde as ações de prevenção e promoção de saúde, consultas de rotina, até as consultas de encaixe, de urgência e emergência e da ampla escala médica e de enfermagem no Centro de Saúde. Esse esforço fica visível através das ações em áreas comunitárias, praças e parques; no programa Sábado do Trabalhador; no agendamento de consultas via telefone; no aumento da oferta de consultas, tanto básicas quanto de especialidade. Ao não comparecer à consulta na UBS, meu próprio vizinho fica sem essa vaga. Ao não comparecer à consulta de especialidade médica, consulta psicológica ou com fisioterapeuta, outras pessoas que realmente precisam de ajuda passam mais tempo na fila.” disse ela.

Já o Diretor Geral do Pró Saúde, Carlos Grasselli, relatou como o órgão tem lidado com a situação.

“Nas especialidades de fisioterapia e da saúde mental, que tem atendimento de consultas em sequência, estamos trabalhando com o termo de adesão, onde o paciente tem sido informado que uma falta sem justificativa, ou duas faltas mesmo com justificativa, ele perde a vaga. E para ter novamente o atendimento, ele precisa consultar um médico para fazer novamente o encaminhamento e ele volta para a fila. Ainda na saúde mental, estamos ligando um dia antes para os pacientes e confirmando a presença na consulta. Mesmo assim, às vezes após a confirmação, o paciente acaba faltando. Vamos continuar trabalhando com campanhas de conscientização da população sobre o custo e o desperdício do dinheiro público que estas faltas geram, além da situação de que alguém que também precisava da consulta, deixou de ser atendido no lugar de quem agendou e faltou.”, disse.

Em Farroupilha, as Unidades Básicas de Saúde do Primeiro de Maio, São José, Monte Pasqual, Industrial/América, Medianeira, Cinquentenário, Belvedere, Cruzeiro e Central, atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Já a UBS do Buratti atende nas terças e sextas-feiras, e a UBS da Vila Esperança nas segundas e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min, nos dois locais.

Confira os telefones de cada Unidade Básica de Saúde

UBS Central – (54)999161459