De 9 a 13 de agosto ocorre em Farroupilha mais uma edição da Campanha de Recolhimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. A ação é realizada por empresas revendedoras de defensivos agrícolas do município e da região, e tem o apoio da Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, da Emater/RS e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar).

A ação será realizada em todas as comunidades do interior. Serão recolhidas somente as embalagens secas, sem sobras de produtos e sem água da tríplice lavagem. Para escorrer os líquidos das embalagens de 20 litros, indica-se fazer a perfuração em um canto inferior da embalagem.

Confira as orientações para a entrega das embalagens:

• As embalagens devem ser devolvidas secas, sem as tampas e furadas;
  • É preciso apresentar o CPF e o talão do produtor para preenchimento do comprovante de devolução de embalagens;
  • Serão recebidas apenas embalagens de agrotóxicos (embalagens de lubrificantes, bebidas, material de limpeza ou quaisquer outras que não sejam agrotóxicas não serão aceitas);
  • As embalagens de produtos indicados para uso com pulverizador devem ter sido tríplice lavadas no momento do preparo da calda (lavadas por três vezes, sendo a água de cada lavagem colocada de volta no pulverizador);
  • As tampas devem ser colocadas em um saco separado, destinado somente às tampas;
  • As embalagens flexíveis (saquinhos) não podem ser lavadas. Estas devem ser colocadas em um saco destinado só para embalagens flexíveis contaminadas e não podem ser colocadas nos sacos destinados às tampas ou embalagens lavadas;
  • Não utilize arame para amarrar embalagens e sacos;
  • As caixas de papelão devem ser devolvidas desmontadas (abertas e empilhadas);
  • Pede-se que os agricultores levem uma relação com a contagem das embalagens. Por exemplo: quantas embalagens de 1 litro, de 5 litros, quantos sacos contaminados, quantas caixas de papelão, etc.

Confira o calendário e o roteiro do recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos:

09/08/2021 – SEGUNDA-FEIRA
8h15 – Caravaggio – 1º distrito