A equipe de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou três focos positivos do mosquito Aedes aegypti, nos bairros Centenário, Nova Vicenza e Centro, em Farroupilha, neste ano.

Dois desses focos foram encontrados no LIRAa, trabalho realizado em 20% dos imóveis do município, cujo objetivo é medir o índice de infestação da cidade. Os agentes de endemias também realizam vistorias a partir de denúncias e em pontos estratégicos – locais que tem maior probabilidade de gerar criadouros do mosquito -, além das vistorias rotineiras.

O inseto é responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya. Para combatê-lo é importante que a comunidade redobre os cuidados, eliminando pontos de água parada. Além disso, é fundamental que a população receba os Agentes de Endemias em seus imóveis para auxiliar no trabalho preventivo. Os agentes sempre estão com crachá de identificação e colete com a identificação da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Farroupilha.

Confira algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito:

• Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
  • Recolher o lixo do pátio;
  • Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva;
  • Tampar caixas d’água;
  • Limpar as calhas;
  • Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;
  • Eliminar os pratinhos das plantas.

Denúncias de locais com suspeita de focos do mosquito podem ser feita pelo telefone da ouvidoria de Farroupilha; 54 3261-6996 ou 54 984045537

Data de publicação: 30/03/2021