Em solenidade restrita na última terça-feira, dia 16, no salão nobre da Prefeitura de Farroupilha, foi entregue o Certificado Mulher Referência 2021 à senhora Maria Inês Baumgartner Bampi, moradora da comunidade de Nova Milano.

A outorga fez parte da programação da XIII Jornada da Mulher, que encerra nesta quinta-feira, dia 18 de março, quando é comemorado o dia da Mulher Farroupilhense.

Conheça um pouco da história da homenageada:

Maria Inês Baumgartner Bampi é natural de Farroupilha, nascida em 04 de maio de 1950, filha de Eduino Afonso Baungarter e Norma Talita Bergano Baungarter. É neta de José Baungarter, primeiro prefeito eleito pelo povo em nosso município. É casada com Sedenir Bampi, e Daniel e Diego são frutos dessa união de 47 anos. É sogra de Cristiane Maciel e Rute Castro e tem dois netos: Giulia e Stefano.
Maria Inês, também chamada de Marinês e, carinhosamente, Nininha, apelido dado desde seu nascimento pela tia Clarinda Bergamo, reside em Nova Milano desde seu nascimento. Nova Milano como todos sabem, é berço da Imigração italiana no Estado do Rio Grande do Sul. Local de muita fé. Muita fé, onde a igreja é centenária e despertou em sua moradora o afinco de ajudar nos trabalhos da Paróquia, onde é zeladora de capelinhas há 47 anos. Pertenceu à diretoria comunitária, foi festeira da Festa da Assunção de Nossa Senhora e integrante do Coral Santa Helena da Cruz.

Nina estudou na escola Santa Cruz e também na escola Nossa Senhora de Lourdes e colégio São Tiago onde cursou o Técnico de Contabilidade. Posteriormente, formou-se no curso de corte e costura, a fim de fazer seu enxoval, das irmãs e vestimentas pessoais. Devido a suas habilidades manuais, Maria Inês foi convidada a ser instrutora do Curso de corte e costura no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, hoje SINTRAFAR. Foram 13 anos exercendo o trabalho oficineiro nas dependências do Sindicato e na comunidade de Mato Perso. Ainda hoje Nina dispõe de um ateliê em sua casa onde ministras aulas a algumas jovens.
Maria Inês é fundadora do Clube de Mães As Milanesas, de Nova Milano, há 27 anos. As Milanesas são mulheres parceiras no processo de tomada de decisão, sendo protagonistas na história e no auxílio a quem necessita. A produção de pães e grostolis são a marca registrada do trabalho das Milanesas, que geram recursos financeiros e que são direcionados a Rede Socioassistencial do Município.
O ato de ajudar as pessoas faz parte da história de Nina. No seu currículo há o registro de oito vezes presidente do Clube de Mães As Milanesas. Patrimônios do encontro das tradições italianas, Fenakiwi e encontros municipais de Clube de Mães.

Matéria – Mirna Messinger

Fotos – Ari Jr.