O ano letivo de 2021 iniciará no dia 17 de fevereiro, para todos os alunos, de forma remota. A retomada presencial será escalonada, com 50% dos estudantes em sala de aula e 50% de maneira remota.

O ano letivo de 2021 iniciará no dia 17 de fevereiro, para todos os alunos, de forma remota. A retomada presencial será escalonada, com 50% dos estudantes em sala de aula e 50% de maneira remota. A decisão foi tomada em conjunto com as equipes diretivas das escolas da Rede Municipal de Ensino, na tarde de quinta-feira, 04, em reunião virtual. O modelo vai seguir três etapas.

Na primeira etapa, no Ensino Fundamental, está definida para o dia 17 de fevereiro a volta às aulas presenciais dos alunos da Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos e os 9ºs anos do Grupo A; no dia 22 de fevereiro para os 1ºs, 2ºs, 6ºs e 7ºs anos do Grupo A e alunos da Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos e os 9ºs anos do grupo B; e no dia 1º de março, os 3ºs, 4ºs, 5ºs e 8ºs anos do Grupo A e 1ºs, 2ºs, 6ºs e 7ºs anos do Grupo B. Nesta fase, as aulas serão realizadas conforme horário de cada escola.

Nas escolas de Educação Infantil (etapa Creche), a etapa 1 será 50% dos alunos atendidos no turno da manhã e 50% atendidos no turno da tarde. Isso será definido através de pesquisas das escolas com os pais. Os turnos funcionarão das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Com o início das aulas nestes moldes, faremos uma reunião, no dia 26 de fevereiro, e conforme a avaliação passaremos para a execução da etapa 2, com aumento de carga horária gradual.

Já, na terceira etapa, conforme o bom andamento da fase anterior, o objetivo é que as aulas voltem normalmente. Para esta fase, ainda não há data definida.

EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Dutra, no bairro medianeira, iniciará no dia 17 de fevereiro.

Protocolos de saúde

Todas as escolas já receberam orientações da Secretaria Municipal de Educação quanto aos protocolos de saúde a serem seguidos na prevenção da Covid-19. As instituições de ensino estão preparadas com os equipamentos de segurança necessários, desde álcool gel, distanciamento adequado e tapete sanitizante, entre outros, para garantir a saúde das equipes de trabalho e de todos os alunos.

Centros de Atendimento Integral

O atendimento nos Centros de Atendimento Integral (CAI’s) não retornarão neste primeiro momento. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Luciana Zanfeliz, a expectativa é que as mesmas possam retornar a partir de março, dependendo do andamento do cenário referente aos casos de covid-19.

Matrículas

Os alunos das escolas municipais já estão sendo contatados pelas equipes administrativas para a realização das matrículas. Para os alunos que mudarão de instituição, é preciso contatar a escola desejada para saber os procedimentos a serem realizados, bem como documentos necessários.

Informações

Mais informações ou dúvidas sobre o processo de volta às aulas, podem ser obtidas através do telefone (54) 3261.6940, na Secretaria Municipal de Educação.

Matéria – Mirna Messinger

Arte – Ari Jr. | Matheus Chieli Capellari

Data de publicação: 05/02/2021